Educação permanente em saúde e suas possibilidades em um serviço de atenção às vítimas de violência sexual no Nordeste

Educação permanente em saúde e suas possibilidades em um serviço de atenção às vítimas de violência sexual no Nordeste

Autor(a)
Mendes, Milene Arlinda de Lima.
<milenemendes@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
26/04/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
90
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma importante estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) com vistas a qualificar os processos assistenciais e de trabalho em saúde e se apoia na aprendizagem significativa e na possibilidade de ressignificar as práticas profissionais. O estudo objetivou analisar a compreensão dos trabalhadores acerca dos processos de EPS na atenção às vítimas de violência sexual na Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), gestão e Área Lilás do Hospital da Mulher Nise da Silveira. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, exploratório e de abordagem quali-quantitativa, apoiada por pesquisas bibliográficas relacionadas à temática do estudo. Os procedimentos para coleta e produção das informações da pesquisa seguiram dois eixos de trabalho, sendo que no primeiro eixo a recolha de dados transcorreu através de dois questionários aplicados online, sendo um destinado aos profissionais da assistência e outro aos da gestão da RAVVS. No segundo eixo foram promovidas três oficinas, como estratégica participativa de produção de dados científicos, com a participação dos dois grupos de pesquisa. Os resultados e discussão dos dados serão expostos no formato de dois artigos, o primeiro intitulado EPS: possibilidades de efetivação em um serviço de atenção as vítimas de violência sexual no Nordeste e o segundo intitulado EPS: dispositivo necessário para um serviço de atenção as vítimas de violência sexual no Nordeste. Avaliza-se, diante do estudo, que os profissionais reconhecem os efeitos que a EPS proporciona para assistência as pessoas violadas sexualmente, apesar dos desafios para sua operacionalização 

Abstract

Permanent Health Education (EPS) is an important strategy of the Unified Health System (SUS) with a view to qualifying health care and work processes and is based on meaningful learning and the possibility of re-signifying professional practices. The study aimed to analyze the understanding of workers about the EPS processes in the care of victims of sexual violence in the Care Network for Victims of Sexual Violence (RAVVS), management and Lilac Area of the Hospital da Mulher Nise da Silveira. This is a descriptive, exploratory research with a qualiquantitative approach, supported by bibliographic research related to the subject of the study. The procedures for collecting and producing research information followed two axes of work, and in the first axis data collection took place through two questionnaires applied online, one for care professionals and the other for RAVVS management. In the second axis, three workshops were promoted, as a participatory strategy for the production of scientific data, with the participation of the two research groups. The results and discussion of the data will be presented in the format of two articles, the first entitled EPS: possibilities of effectiveness in a service of attention to victims of sexual violence in the northeast and the second entitled EPS: necessary device for a service of attention to victims of sexual violence. sexual violence in the northeast. It is endorsed, in view of the study, that professionals recognize the effects that EPS provides for assistance to sexually violated people, despite the challenges for its operation. 

Orientador(a)
Dr. Machado, Michael Ferreira.
Banca Examinadora
Dr.ª Severo, Ana Kalliny de Sousa.
Dr. Souza, Carlos Dornels Freire de.
Palavras-chave
Crime sexual.
Educação em saúde.
Vítimas de abuso sexual.
Educação permanente.
Serviços de saúde - Capacitação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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