O ensino de leitura nos anos finais do Ensino fundamental: investigando práticas de professores em escolas públicas de Alagoas

O ensino de leitura nos anos finais do Ensino fundamental: investigando práticas de professores em escolas públicas de Alagoas

Autor(a)
Vasconcelos, Larissa Nayara Soares.
<larissa.insv@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
25/05/2023
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
21
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Ensinar a ler é conduzir os indivíduos à ampliação, a partir do seu conhecimento de mundo, do acesso àquilo que esse mundo retrata, indo além do simples reconhecimento dos signos. Com isso, cabe aos professores serem mediadores entre o conhecimento e o aluno, sendo a leitura um importante instrumento para isso. Dessa maneira, este trabalho investigou e analisou se as práticas efetivadas pelos professores de escolas públicas do estado de Alagoas, em aulas de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental, têm de fato oportunizado aos alunos o acesso ao conhecimento por meio da identificação dos sentidos dos textos. Para isso, empreendemos uma pesquisa de cunho qualitativo e intervencionista, sob os pressupostos da Linguística Aplicada e com aporte de teóricos como Freire (1989), BortoniRicardo et al (2012), Geraldi (1988) entre outros. Para formar o corpus, questionários elaborados para este fim foram disponibilizados a professores da rede pública de ensino virtualmente. Nossos dados, obtidos a partir das respostas a estes questionários, mostram que há professores atuando positivamente, havendo, no entanto, outros que precisam rever suas práticas. Diante disso, concluímos que as aulas de leitura não vêm acontecendo de forma adequada na maioria das escolas públicas do estado e, a fim de minimizar esta lacuna, sugerimos unidades didáticas elaboradas a partir dos estudos das teorias aqui discutidas, para o ensino de leitura nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas de Alagoas.  

Abstract

Teaching to read is to lead individuals to expand, based on their knowledge of the world, access to what this world portrays, going beyond the simple recognition of signs. With this, it is up to teachers to be mediators between knowledge and the student, reading being an important instrument for this. In this way, this work investigated and analyzed whether the practices carried out by public school teachers in the state of Alagoas, in Portuguese Language classes for the final years of Elementary School, have in fact provided students with access to knowledge through the identification of meanings of the texts. For this, we undertook a qualitative and interventionist research, under the assumptions of Applied Linguistics and with contributions from theorists such as Freire (1989), BortoniRicardo et al (2012), Geraldi (1988) among others. To form the corpus, questionnaires prepared for this purpose were made available virtually to public school teachers. Our data, obtained from the answers to these questionnaires, show that there are teachers acting positively, but there are others who need to review their practices. In view of this, we conclude that reading classes have not been taking place adequately in most public schools in the state and, to minimize this gap, we suggest didactic units elaborated from the studies of the theories discussed here, for the teaching of reading in the final years of elementary school in public schools in Alagoas. 

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Banca Examinadora
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Ma. Luz, Lilian Soares de Figueiredo.
Palavras-chave
Leitura.
Ensino e aprendizagem.
Letras.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
214
Observações


Não foi possível exibir o PDF