O ensino de matemática vinculado a leitura de contos e histórias: uma análise da obra de Malba Tahan, " O homem que calculava"

O ensino de matemática vinculado a leitura de contos e histórias: uma análise da obra de Malba Tahan, " O homem que calculava"

Autor(a)
Santos, José Maria Ferreira dos.
<jose.maria@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
23/05/2023
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar benefícios que o uso de contos do livro “O homem que calculava” como abordagem metodológica no ensino de matemática. Perante a situação da educação, em especial a de matemática atual, a qual muitos alunos demonstram grandes dificuldades em interpretação e aquisição de novos conteúdos ou até défices em conteúdos básicos de matemática, pode-se perceber que é a ausência da dinamicidade que provoca muitos casos de notas baixas, recuperação e até reprovação. Neste trabalho pretende-se apresentar uma forma diferente de ensinar matemática, tomando como preceito a leitura do livro de Malba Tahan, heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza, chamado de “O homem que calculava”. Para isso, o trabalho identifica os trechos do livro e os conteúdos nele relacionados, em seguida realiza-se uma análise de dez problemas apresentados no livro, baseadas na metodologia de Resolução de Problema de Polya (1995). Por fim, é feita uma reflexão sobre o uso de métodos lúdicos, como o proposto na pesquisa, para o ensino de matemática. Conclui-se que o uso do livro “O homem que calculava”, pode ser um grande recurso na mão do professor para o ensino de matemática de forma diferenciada e dinâmica ao mesmo tempo.

Abstract

This work aims to analyze benefits that the use of tales of the book “The man who calculated” as a methodological approach in teaching mathematics. Faced with the situation of education, especially that of current mathematics, in which many students demonstrate great difficulties in interpreting and acquiring new contents or even deficits in basic mathematics contents, it is the absence of dynamism that causes many cases of low grades, recovery and even disapproval. This work intends to present a different way of teaching mathematics, taking as a precept the reading of the book by Malba Tahan, heteronym of professor Júlio César de Mello e Souza, called “The man who calculated”. For this, the work identifies the excerpts from the book and the contents related therein, then an analysis of ten problems presented during the book is carried out, based on the Problem-Solving methodology of Polya (1995). Finally, a reflection is made on the use of playful methods, such as the one proposed in the research, for teaching mathematics. It is concluded that the use of the book "The man who calculated" can be a great resource in the teacher's hand for teaching mathematics in a differentiated and dynamic way at the same time.

Orientador(a)
Dr. Galvão, Alcindo Teles.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Palavras-chave
Matemática - Ensino e aprendizagem.
Educação matemática.
Ludicidade.
Tahan, Malba, 1895-1974.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
376
Observações


Não foi possível exibir o PDF