A contribuição da Empresa Júnior no processo de formação em Engenharia de Produção.
A contribuição da Empresa Júnior no processo de formação em Engenharia de Produção.
<fthiago907@gmail.com>
O ensino superior é responsável por grande parte da formação do perfil profissional dos
estudantes. Essas formas de ensino tendem a se atualizar a fim de atender às novas demandas
do mercado de trabalho. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a
contribuição da empresa júnior para o processo de formação em Engenharia de Produção,
levando em consideração a concepção dos discentes da Universidade Federal de Alagoas –
Campus Arapiraca – Unidade de Ensino de Penedo que fizeram parte da empresa júnior
Potencialize Consultoria em Engenharia entre os anos de 2019 e 2022. O Embasamento teórico
foi construído com base em três tópicos: a profissão do Engenheiro de Produção, o ensino em
Engenharia de Produção e o empreendedorismo. A presente pesquisa possui caráter
quantitativo, qualitativo, possui ainda caráter descritivo e consiste em um estudo de caso. A
captação dos dados ocorreu por meio de uma pesquisa documental e um questionário aplicado
de maneira remota. Os resultados apresentados na pesquisa conseguiram atender aos objetivos
propostos e deixam claro o quanto os participantes apontam a empresa júnior como uma
ferramenta fundamental para a trajetória acadêmica e pessoal dos mesmos. Foi visto que os
participantes da pesquisa atribuem o desenvolvimento de várias habilidades à Potencialize, que
a mesma se fez presente como um agente facilitador do aprendizado na graduação. Entre outras
coisas foi possível ver o quanto a empresa contribuiu para o atual posicionamento no mercado
de trabalho. Como tudo, foi identificado a necessidade de algumas mudanças para o
melhoramento da experiência na empresa júnior. Assim foi possível concluir que a empresa
júnior é responsável por desenvolver um papel muito importante no processo de formação em
Engenharia de Produção, onde é possível aperfeiçoar o aprendizado unindo o ensino acadêmico
e a prática profissional.
Higher education is responsible for a large part of the formation of the professional profile of students, these forms of education tend to be updated in order to meet the new demands of the labor market. Thus, the present work aims to analyze the contribution of the junior company to the training process in Production Engineering, taking into account the conception of the students of the Federal University of Alagoas – Campus Arapiraca – Teaching Unit of Penedo who were part of the company júnior Potencialize Consulting in Engineering between the years 2019 and 2022. The theoretical basis was built based on three topics: the profession of Production Engineer, teaching in Production Engineering and entrepreneurship. This research has a quantitative and qualitative character, it also has a descriptive character and consists of a case study. Data capture occurred through a documentary research and a questionnaire applied remotely. The results presented in the research were able to meet the proposed objectives and make it clear how much the participants point to the junior enterprise as a fundamental tool for their academic and personal trajectory. It was seen that the research participants attribute the development of several skills to Potencialize that it was present as a facilitator of learning in graduation. Among other things, it was possible to see how much the company contributed to the current position in the job market. Like everything else, the need for some changes to improve the experience in the junior company was identified. Thus, it was possible to conclude that the junior company is responsible for developing a very important role in the training process in Production Engineering, where it is possible to improve learning united with academic teaching and professional practice.
Dr.ª Carnaúba, Tânia Maria Gomes Voronkoff.
Ensino superior.
Empreendedorismo.
Engenharia de produção.