A educação inclusiva na formação do professor de ciências e biologia: uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas.

A educação inclusiva na formação do professor de ciências e biologia: uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas. 

Autor(a)
Muniz, Dayane Luz dos Santos.
<jdm.net4321@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
14/04/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

A educação inclusiva, na sua ampla função, é destacada como inclusão social, que visa à garantia de equiparação de oportunidades e o pleno exercício de direitos para todos, com reconhecimento e respeito às diferenças, sejam elas culturais, étnicas, geracionais, gênero, diversidade física, dentre outros aspectos. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi investigar a presença/ausência da temática da Educação Inclusiva nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas e analisar de que forma esta vem sendo ou não ofertada, tendo em vista que é primordial que os docentes estejam preparados para essa realidade. O escopo da pesquisa é constituído por quatro PPCs distribuído nos três campi de atuação da universidade no estado de Alagoas. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com a análise documental como delineamento, que irá ressaltar como a educação inclusiva está posta nos documentos de orientação dos cursos de licenciatura em Ciências Biológica. Teve como questionamento: como a educação inclusiva está sendo ofertada nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas a partir dos Projetos Pedagógicos do Curso? O resultado da pesquisa evidenciou que apenas a temática da educação inclusiva está sendo trabalhada através de disciplinas e de extensão em quantidade e frequência baixa na maioria dos cursos e que apenas a disciplina de Libras que perpassa todos por conta de cumprimento da legislação nacional, sinalizando para a urgente necessidade do curso, em sua próxima atualização ampliar a discussão da temática através da introdução de novas disciplinas e projetos de extensão. 

Abstract

Inclusive education, in its broad function, is highlighted as social inclusion, which aims to guarantee the equalization of opportunities and the full exercise of rights for all, with recognition and respect for differences, whether cultural, ethnic, generational, gender, diversity physics, among other aspects. In this sense, the objective of the present study was to investigate the presence/absence of the theme of Inclusive Education in the Pedagogical Projects of the Courses (PPC) of the Degree in Biological Sciences at the Federal University of Alagoas and to analyze how this has been offered or not, having considering that it is essential that teachers are prepared for this reality. The scope of the research consists of four PPCs distributed in the three campuses where the university operates in the state of Alagoas. The research follows a qualitative approach, with document analysis as a design, which will highlight how inclusive education is placed in the guidance documents of the degree courses in Biological Sciences. The question was: how is inclusive education being offered in Biological Sciences Degree courses based on the Pedagogical Projects of the Course? The result of the research showed that only the theme of inclusive education is being worked through disciplines and extension in quantity and low frequency in most courses and that only the Libras discipline that permeates all due to compliance with national legislation, signaling to the urgent need for the course, in its next update, to expand the discussion of the theme through the introduction of new disciplines and extension projects.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Banca Examinadora
Dr. Rodrigues, Aleilson da Silva.
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Palavras-chave
Ciências biológicas.
Educação inclusiva.
Formação docente – Políticas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Anexos
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