Alfabetização científica e o uso de estratégias para ensino de ciências naturais em estudantes com deficiência intelectual: breve revisão bibliográfica.
Alfabetização científica e o uso de estratégias para ensino de ciências naturais em estudantes com deficiência intelectual: breve revisão bibliográfica.
<josyvilelasantos9@gmail.com>
O presente trabalho foi desenvolvido para conhecer e analisar de que forma a Alfabetização
científica está sendo inserida na vida acadêmica do aluno Deficiente Intelectual. O número de
estudantes que estão matriculados em escolas e possuem Deficiência Intelectual vem crescendo
e tornando-se corriqueiro. Os professores estão tendo que lidar com as particularidades e
buscando a inclusão desses alunos na sala de aula. Dessa forma, tem sido necessário recorrer a
estratégias para desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. O presente trabalho tem como
objetivo analisar as estratégias didáticas para o processo de alfabetização científica no ensino
de ciências na educação inclusiva. Foi realizado através de uma revisão bibliográfica de
produções referentes ao tema proposto entre os anos de 2015 a 2022, com o intuito de entender
como vem sendo trabalhado esse tema nos últimos anos. Tendo como resultado a utilização de
recursos visuais, artesanato, música e atividades lúdicas para incluir esses alunos na sala de
aula, além das atividades propostas normalmente no planejamento escolar.
The present work was developed to know and analyze how scientific literacy is being inserted in the academic life of the Intellectually Disabled student. The number of students who are enrolled in schools and have Intellectual Disability has been growing and becoming commonplace. Teachers are having to deal with the particularities and seeking the inclusion of these students in the classroom. Thus, it has been necessary to resort to strategies for student development and learning. This work aims to analyze the didactic strategies for the process of scientific literacy in science teaching in inclusive education. It was carried out through a bibliographic review of productions related to the proposed theme between the years 2015 to 2022, in order to understand how this theme has been worked on in recent years. Resulting in the use of visual aids, handicrafts, music and recreational activities to include these students in the classroom, in addition to the activities normally proposed in school planning.
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Inclusão.
Alfabetização.
Ensino.