Alfabetização científica e o uso de estratégias para ensino de ciências naturais em estudantes com deficiência intelectual: breve revisão bibliográfica.

Alfabetização científica e o uso de estratégias para ensino de ciências naturais em estudantes com deficiência intelectual: breve revisão bibliográfica.

Autor(a)
Santos, Josiane Silva.
<josyvilelasantos9@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
03/05/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
39
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido para conhecer e analisar de que forma a Alfabetização científica está sendo inserida na vida acadêmica do aluno Deficiente Intelectual. O número de estudantes que estão matriculados em escolas e possuem Deficiência Intelectual vem crescendo e tornando-se corriqueiro. Os professores estão tendo que lidar com as particularidades e buscando a inclusão desses alunos na sala de aula. Dessa forma, tem sido necessário recorrer a estratégias para desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias didáticas para o processo de alfabetização científica no ensino de ciências na educação inclusiva. Foi realizado através de uma revisão bibliográfica de produções referentes ao tema proposto entre os anos de 2015 a 2022, com o intuito de entender como vem sendo trabalhado esse tema nos últimos anos. Tendo como resultado a utilização de recursos visuais, artesanato, música e atividades lúdicas para incluir esses alunos na sala de aula, além das atividades propostas normalmente no planejamento escolar. 

Abstract

The present work was developed to know and analyze how scientific literacy is being inserted in the academic life of the Intellectually Disabled student. The number of students who are enrolled in schools and have Intellectual Disability has been growing and becoming commonplace. Teachers are having to deal with the particularities and seeking the inclusion of these students in the classroom. Thus, it has been necessary to resort to strategies for student development and learning. This work aims to analyze the didactic strategies for the process of scientific literacy in science teaching in inclusive education. It was carried out through a bibliographic review of productions related to the proposed theme between the years 2015 to 2022, in order to understand how this theme has been worked on in recent years. Resulting in the use of visual aids, handicrafts, music and recreational activities to include these students in the classroom, in addition to the activities normally proposed in school planning.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Banca Examinadora
Ma. Lira, Darlene Seabra de.
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Palavras-chave
Deficiência intelectual.
Inclusão.
Alfabetização.
Ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Anexos
Visualizações
401
Observações


Não foi possível exibir o PDF