A estatística nos anos finais do Ensino fundamental: contribuições da sequência de ensino "Planeta Água" e do AVALE-EB.

A estatística nos anos finais do Ensino fundamental: contribuições da sequência de ensino "Planeta Água" e do AVALE-EB.

Autor(a)
Silva, Jarbiana Carla Soares.
Ano de publicação
2014
Data da defesa
16/12/2014
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
85
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A estatística está cada vez mais presente na vida cotidianados cidadãos, sendo assim um tema indispensávelpara formação plena do cidadão, pois para a conquista da cidadania se faz necessário o entendimento de conteúdos da Estatística e não somente o domínio da escrita e da leitura. Por essa razão as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais abordam com especificidade questões referentes ao ensino de Estatística. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de despertar a consciência do uso racional da águaeanalisar as contribuições que a Sequência de Ensino “Planeta Água” e o Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico – AVALE- EB pode trazer para a aprendizagem da Estatística dos alunos. O trabalho foi desenvolvido no ano de 2013, com 17 alunos da 7ª e 9ª série do Ensino Fundamental de um colégio da rede particular de Arapiraca, Alagoas. A sequência “Planeta Água” segue as etapas de uma pesquisa estatística: formulação de hipóteses, coleta e tabulações de dados, cálculos estatísticos e a interpretação desses dados. Assim foi pedido aos alunos que levassem uma conta de água de suas casas para trabalhar as medidas de posição, algumas medidas de dispersão e leitura/confecção de diferentes tipos de gráfico conforme orientação dos PCNs. A atividade foi desenvolvida no ambiente papel e lápis e no ambiente virtual.A análise dos resultados mostrou a viabilidade da sequência para ensinar conceitos básicos de estatística, uma vez que os alunos desenvolveram as atividades satisfatoriamente, atentando-se a todos os passos de uma pesquisa estatística. Percebeu-se também que essa proposta de SE (Sequência de ensino) tornouo ensino e a aprendizagem mais atraente, interessante e até mais prazerpara todos os participantes, desenvolvendo relações de trocas e colaboração.O uso do AVALE pode ser grandealiado ao processo de ensino aprendizagem, uma vez que completa e aprofunda o conteúdo abordado no ambiente papel e lápis facilitando as discussões em sala de aula e possibilita que o aluno construa o seu conhecimento de forma significativa e autônoma. A partir destes pode-se concluir que esses resultados foram positivos e promissores, colaborando para o desenvolvimento do letramento estatístico, do espírito científico e na formação de cidadãos críticos.

Abstract

Thestatistic isincreasinglypresent in thedaily lives of citizens, and thus avitalissue forfullcitizentraining, as forthe achievement of citizenshipisthe understandingofstatisticalcontent andnot onlythemastery of writingand readingis required.For this reasonthe guidelinesof the National CurriculumParametersdealwithspecificissuesrelated to the teachingof Statistics.In thiscontext, thiswork was developedin order toraise awarenessof therational use of waterand analyze the contributionsthat theTeachingSequence"Water Planet" andtheVirtualEnvironmentSupportStatisticalLiteracy-AVALE-EBcan bring to theStatistics learningof students.The study was conductedin 2013with 17studentsin the 7thand9thgrade of elementary schoolof a collegefrom privateArapiraca, Alagoas. The sequence"Water Planet" follows the stepsof astatistical research: hypothesis formulation, data collection andtabulation, statistical calculationsandthe interpretationof such data. Sowe asked thestudentsthat tookone of his houseswater billto workthe measuresofposition, some measures of dispersionandread /manufacture of differentchart typesas directedNCPs. The activitywas developed in thepaper and pencilenvironment andthe virtual environment.The resultsshowedthe feasibilityof the sequenceto teachbasic concepts ofstatistics,sincethe students developedthe activitiessatisfactorily, paying attention to allthe stepsof a statisticalsurvey.It was noticedalsothatthis proposedSE(teachingsequence) which madeteaching andlearning more attractive, interesting and evenmoreenjoyablefor all participants, developing relationshipsexchangesand collaboration.The use ofAvalecan be greatcombined with theteaching-learning process, since completeand deepens thecontent coveredinpaper and pencilenvironmentfacilitating discussionsin the classroomandallowsstudentsto buildtheir knowledgesignificantlyandindependently. From thiswe can concludethat these results werepositive andpromising, contributing to the development of statisticalliteracy, the scientific spiritand the formation ofcritical citizens.

Orientador(a)
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Coorientador(a)
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Banca Examinadora
Me. Silva, Eben Alves da.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
Ambiente computacional.
Educação estatística.
Cidadania.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
246
Observações


Não foi possível exibir o PDF