Caracterização das políticas e projetos direcionados a Comunidade do Pixaim, Piaçabuçu-AL e sua relação com o mercado turístico local.
Caracterização das políticas e projetos direcionados a Comunidade do Pixaim, Piaçabuçu-AL e sua relação com o mercado turístico local.
<salesnay93@gmail.com>
Esse relatório de pesquisa é oriundo do plano de trabalho do projeto de pesquisa
“Diagnóstico participativo de aspectos socioculturais implicados na implementação
do turismo de base comunitária na comunidade quilombola do Pixaim.”
(PIBIC/UFAL, 2018-2019). Destacando o plano de trabalho intitulado
“Caracterização das políticas e projetos direcionados a Comunidade do Pixaim,
Piaçabuçu-AL e sua relação com o mercado turístico local”. O Turismo de Base
comunitária (TBC) é trazido como um modelo de gestão do turismo, que surge
dentro da comunidade e é gerenciado e ofertado por ela, referindo-se a inserção das
comunidades em atividades turísticas e sendo importante para o fortalecimento e
valorização de suas culturas, bem como para sua economia. O turismo não deve
ocorrer de forma desordenada nos espaços e ser utilizado como uma “tabua de
salvação” para a sociedade, é primordial que se tenha políticas públicas que
incentivem o planejamento de ações, sobretudo as que estão ligadas ao
desenvolvimento da atividade turística. Essa pesquisa delimitou-se geograficamente
a Comunidade de Remanescentes Quilombolas do Pixaim e espaços dos órgãos de
gestão do município, que estão agrupados no centro urbano de Piaçabuçu-AL, bem
como agências de receptivo. Para alcance dos objetivos propostos, definimos uma
metodologia de abordagem qualitativa, com pesquisa exploratória, utilizando
técnicas que abordam fenômenos sociais, foram realizadas entrevistas com a
comunidade, gestão pública municipal através das secretarias de Turismo, Meio
Ambiente e recursos Hídricos, Assistência Social, empresários dos receptivos, As
ribeirinhas, Farol da Foz, Maraná, presidente da Associação dos Informantes de
Turismo de Piaçabuçu (AITP) e representantes do ICMBio. As entrevistas se deram
no período de dezembro de 2018 até maio de 2019. As informações recolhidas
foram sistematizadas, interpretadas e descritas a partir da recorrência de seus
conteúdos e falas de destaque, buscando apresentar os encontros e desencontros
entre as perspectivas dos atores sociais anteriormente citados. De modo geral, o
poder público não enxerga o potencial turístico do Pixaim, entende sua localização
como um problema e não fornece soluções para seus moradores, não enxergam
toda resistência diante de seu território, resistência que nem tem relação direta com
o turismo, mas com um cotidiano submerso em dificuldades que a cada dia os afasta
de uma vida com mais qualidade. Das empresas entrevistadas, nenhuma realiza
efetivamente atividades no Pixaim, mas duas das três entrevistadas, demostraram
interesse em desenvolver atividades lá. O Pixaim possui um grande potencial para o
desenvolvimento da atividade turística, muitos são os produtos que podem ser
desenvolvidos a partir de suas vivências. Porém as condições a qual a comunidade
se encontra, como falta de infraestrutura básica para os moradores, dificulta sua
implementação.
This report belongs to the research project titled "Participatory diagnosis of sociocultural aspects involved in the implementation of community-based tourism in the Quilombola community of Pixaim". (PIBIC/UFAL, 2018-2019), emphasizing the work plan titled "Characterization of policies and projects directed at the Pixaim Community, Piaçabuçu-AL and its relationship with the local tourism market". The Community-Based Tourism (CBT) is carried out like a tourism management model, which arises within the community and it is managed by it, applying the communities’ inclusion in tourism activities and that has been important for the growth and appreciation of their culture as well as for the economy. The tourism should not happen in a disorganized way and be used as a “lifeline” for society. Therefore, it is essential to have public policies that encourage the planning of actions, especially those linked to the development of tourist activity. The research was geographically delimited to remaining Quilombola community from Pixaim and locations of the municipal management, which are grouped in the urban center of Piaçabuçu-AL, as well as receptive agencies. In order to reach the proposed objectives, it was defined a qualitative approach methodology, with exploratory research, using techniques that approach social phenomena, interviews were carried out with the community, municipal public management with the support of the Secretary of Tourism, Environment and Water Resources, Social Assistance, business owners of the receptive agencies, such as As Ribeirinhas, Farol da Foz and Maraná, president of the Piaçabuçu Tourism Informants Association (AITP) and representatives of ICMBio. Interviews were carried out between December/2018 to May/2019. The informations received has been systematized, interpreted and described based on the recurrence of its contents and outstanding speeches, seeking to present the agreements and disagreements between the perspectives of the social actors mentioned above. All in all, the public authorities do not know the Pixaim’s tourism potential. And for them, the location of this community is a problem, as well as it is not provided solutions for inhabitant and they do not know the history of resilience of the community towards its territory. This resilience is not associated with tourism, but with a daily life with difficulties which more and more distance them from a better quality of life. Regarding the companies interviewed, none effectively carry out activities in Pixaim, but two of the three companies interviewed showed interest in developing activities there. Pixaim has a great potential for the development of tourism activity, because there are many products that can be developed from their experiences, however the conditions in which the community be itself, such as the lack of basic infrastructure for inhabitants, make its implementation difficult.
Pixaim – Piaçabuçu – AL..
Políticas públicas – Turismo .
Comunidades quilombolas.