Educação de jovens e adultos durante o ensino remoto: uma análise bibliográfica.
Educação de jovens e adultos durante o ensino remoto: uma análise bibliográfica.
<claudiane.barbosa@arapiraca.ufal.br>
O presente estudo tem por objetivo analisar desafios e possibilidades da Educação de
Jovens e Adultos (EJA), durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no período da
pandemia. Dessa forma, apontam-se os documentos legais que oficializaram o ERE como
metodologia de ensino e aprendizagem, durante o período pandêmico, os principais
problemas que envolvem a EJA e os principais pontos em comum dos diagnósticos
apontados na EJA, no ERE. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, do tipo
bibliográfica, em que foram analisados artigos nas bases de dados Google Acadêmico e
Scielo, entre os anos de 2020 a 2022. Nesse sentido, se torna relevante discutir como
ocorreu o percurso formativo que foi desenvolvido na EJA, durante o ERE, considerando
os desafios e limites do processo, como também as possibilidades encontradas que
emergencialmente precisaram ser desenvolvidas para a continuidade do processo de
ensino e aprendizagem. Deste modo, é possível compreender como funcionam as
estratégias didáticas aplicadas na EJA, trazendo a possibilidade de refletir sobre a
qualidade do ensino nas escolas públicas.
This study aims to analyze articles and didactic research on the theme of Youth and Adult Education (EJA), in Emergency Remote Teaching (ERE). In this way, the legal documents that made ERE official as a teaching and learning methodology, during the pandemic period, point out the main problems involving EJA and the main points in common of the diagnoses pointed out in EJA, in ERE. The methodology used was a qualitative research, of the bibliographic type, in which articles were analyzed in the databases Google Academic, Portal de Periódicos da CAPES and Scielo, between the years 2020 to 2022, and articles in which the research was carried out in institutions education. In this sense, it becomes relevant to analyze and discuss how the formative path that was developed in the EJA, during the ERE, took place, considering the challenges and limits of the process, as well as the possibilities found that urgently needed to be developed for the continuity of the teaching process and learning. In this way, it is possible to understand how the didactic strategies applied in EJA work, bringing the possibility of reflecting on the quality of teaching in public schools.
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
COVID-19 (Doença).
Ensino de ciências .
Aulas remotas.