Educação de jovens e adultos durante o ensino remoto: uma análise bibliográfica.

Educação de jovens e adultos durante o ensino remoto: uma análise bibliográfica.

Autor(a)
Barbosa, Claudiane dos Santos.
<claudiane.barbosa@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
11/05/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
23
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar desafios e possibilidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no período da pandemia. Dessa forma, apontam-se os documentos legais que oficializaram o ERE como metodologia de ensino e aprendizagem, durante o período pandêmico, os principais problemas que envolvem a EJA e os principais pontos em comum dos diagnósticos apontados na EJA, no ERE. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, em que foram analisados artigos nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, entre os anos de 2020 a 2022. Nesse sentido, se torna relevante discutir como ocorreu o percurso formativo que foi desenvolvido na EJA, durante o ERE, considerando os desafios e limites do processo, como também as possibilidades encontradas que emergencialmente precisaram ser desenvolvidas para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, é possível compreender como funcionam as estratégias didáticas aplicadas na EJA, trazendo a possibilidade de refletir sobre a qualidade do ensino nas escolas públicas. 

Abstract

This study aims to analyze articles and didactic research on the theme of Youth and Adult Education (EJA), in Emergency Remote Teaching (ERE). In this way, the legal documents that made ERE official as a teaching and learning methodology, during the pandemic period, point out the main problems involving EJA and the main points in common of the diagnoses pointed out in EJA, in ERE. The methodology used was a qualitative research, of the bibliographic type, in which articles were analyzed in the databases Google Academic, Portal de Periódicos da CAPES and Scielo, between the years 2020 to 2022, and articles in which the research was carried out in institutions education. In this sense, it becomes relevant to analyze and discuss how the formative path that was developed in the EJA, during the ERE, took place, considering the challenges and limits of the process, as well as the possibilities found that urgently needed to be developed for the continuity of the teaching process and learning. In this way, it is possible to understand how the didactic strategies applied in EJA work, bringing the possibility of reflecting on the quality of teaching in public schools.

Orientador(a)
Ma. Carneiro, Jéssica do Nascimento.
Banca Examinadora
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
COVID-19 (Doença).
Ensino de ciências .
Aulas remotas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
172
Observações


Não foi possível exibir o PDF