Educação escolar inclusiva: uma breve perspectiva legal, conceitual e prática

Educação escolar inclusiva: uma breve perspectiva legal, conceitual e prática

Autor(a)
Soares, Juliete dos Santos Monteiro.
<joancarlossoares@hotmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
18/05/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
28
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente estudo discute aspectos relevantes sobre o tema da Educação Inclusiva, teorizando sobre os aspectos legais, conceituais e práticos que envolvem a modalidade da Educação Especial. Destacamos assim, um breve histórico da educação inclusiva e seus avanços na educação brasileira, os desafios da inclusão desses alunos em sala de aula, as possibilidades da inclusão dos alunos com necessidades especiais na escola/sala de aula, os benefícios para os envolvidos, e a importância do atendimento educacional especializado (AEE). O objetivo geral é apresentar uma breve perspectiva legal, conceitual e prática da educação escolar inclusiva, levando o leitor a refletir acerca dos desafios e possibilidades de inserção do aluno com necessidades especiais no ensino regular, a partir das discussões atuais desta temática. Para tanto, a metodologia adotada foi de caráter bibliográfico, buscando conhecer e ampliar as informações acerca do processo da educação inclusiva ao longo do seu percurso, do seu início aos dias atuais. A inclusão, no entanto, deve ser vista como uma oportunidade de inserir todos os alunos de forma igualitária nas instituições de ensino, sendo preciso um apoio coletivo dos governantes, das instituições filantrópicas, dos gestores, pais e dos docentes que estão em contato direto com os alunos, além do apoio do Atendimento Educacional Especializado, facilitando assim, o processo de inclusão. 

Abstract

The present study discusses relevant aspects of the theme of inclusive education, theorizing about the legal, conceptual and practical aspects that involve the modality of Special Education. Thus, we highlight a brief history of inclusive education and its advances in Brazilian education, the challenges of including these students in the classroom, the possibilities of including students with special needs in the school/classroom, the benefits for those involved, and the importance of specialized educational assistance (AEE). The general objective is to present a brief legal, conceptual and practical perspective of inclusive school education, leading the reader to reflect on the challenges and possibilities of inserting students with special needs in regular education, based on current discussions on this theme. To this end, the methodology adopted was of a bibliographic nature, seeking to know and expand information about the process of inclusive education throughout its course, from its beginning to the present day. Inclusion, however, should be seen as an opportunity to include all students equally in educational institutions, requiring collective support from government officials, philanthropic institutions, managers, parents and teachers who are in direct contact with students, in addition to the support of Specialized Educational Assistance, thus facilitating the inclusion process.

Orientador(a)
Ma. Lira, Darlene Seabra de.
Banca Examinadora
Ma. Carneiro, Jéssica do Nascimento.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Palavras-chave
Educação especial.
Educação inclusiva.
Política nacional.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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