Educação escolar inclusiva: uma breve perspectiva legal, conceitual e prática
Educação escolar inclusiva: uma breve perspectiva legal, conceitual e prática
<joancarlossoares@hotmail.com>
O presente estudo discute aspectos relevantes sobre o tema da Educação Inclusiva, teorizando
sobre os aspectos legais, conceituais e práticos que envolvem a modalidade da Educação
Especial. Destacamos assim, um breve histórico da educação inclusiva e seus avanços na
educação brasileira, os desafios da inclusão desses alunos em sala de aula, as possibilidades
da inclusão dos alunos com necessidades especiais na escola/sala de aula, os benefícios para
os envolvidos, e a importância do atendimento educacional especializado (AEE). O objetivo
geral é apresentar uma breve perspectiva legal, conceitual e prática da educação escolar
inclusiva, levando o leitor a refletir acerca dos desafios e possibilidades de inserção do aluno
com necessidades especiais no ensino regular, a partir das discussões atuais desta temática.
Para tanto, a metodologia adotada foi de caráter bibliográfico, buscando conhecer e ampliar as
informações acerca do processo da educação inclusiva ao longo do seu percurso, do seu início
aos dias atuais. A inclusão, no entanto, deve ser vista como uma oportunidade de inserir todos
os alunos de forma igualitária nas instituições de ensino, sendo preciso um apoio coletivo dos
governantes, das instituições filantrópicas, dos gestores, pais e dos docentes que estão em
contato direto com os alunos, além do apoio do Atendimento Educacional Especializado,
facilitando assim, o processo de inclusão.
The present study discusses relevant aspects of the theme of inclusive education, theorizing about the legal, conceptual and practical aspects that involve the modality of Special Education. Thus, we highlight a brief history of inclusive education and its advances in Brazilian education, the challenges of including these students in the classroom, the possibilities of including students with special needs in the school/classroom, the benefits for those involved, and the importance of specialized educational assistance (AEE). The general objective is to present a brief legal, conceptual and practical perspective of inclusive school education, leading the reader to reflect on the challenges and possibilities of inserting students with special needs in regular education, based on current discussions on this theme. To this end, the methodology adopted was of a bibliographic nature, seeking to know and expand information about the process of inclusive education throughout its course, from its beginning to the present day. Inclusion, however, should be seen as an opportunity to include all students equally in educational institutions, requiring collective support from government officials, philanthropic institutions, managers, parents and teachers who are in direct contact with students, in addition to the support of Specialized Educational Assistance, thus facilitating the inclusion process.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Educação inclusiva.
Política nacional.