Brincar como prática de liberdade: a humanização freiriana permeando as infâncias

Brincar como prática de liberdade: a humanização freiriana permeando as infâncias

Autor(a)
Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de.
<layysfernandess@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
29/05/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
235
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como propósito investigar os desafios e as possibilidades da pedagogia freireana na construção de práticas pedagógicas na Educação Infantil. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa tem caráter qualitativo, a qual foi organizada em duas fases: a primeira de caráter teórico, em que foi possível construir, a partir de estudos bibliográficos, articulações entre a pedagogia freireana e os estudos da infância. E a segunda, de caráter empírico, em que, a partir de um curso formativo remoto e presencial realizado em uma escola do campo, foi possível implementar o processo de Investigação Temática para localização de problemas vivenciados pela comunidade, servindo como ponto de partida para elaboração de propostas pedagógicas para turma de Educação Infantil. Esse curso envolveu a participação de educadoras, gestora e crianças, assim como também moradores locais e representantes do MST, o qual foi estruturado em três fases: 1) Levantamento de situações problemáticas, análise e definição do Tema Gerador, denominado: “Terra sem água não produz: a água do rio São Francisco tão perto e ao mesmo tempo tão distante”; 2) Planejamento das atividades pedagógicas com base nos três Momentos Pedagógicos (3MP), envolvendo a ludicidade e a participação infantil; 3) Organização para implementação das propostas pedagógicas, sintetizada no Caderno de Atividades “Conhecendo a terra que eu existo!”. As informações foram obtidas na forma de vídeo gravações, grupos no WhatsApp, diários de campo, produções das crianças, observação participante, e analisados pela Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Os resultados evidenciaram que é possível construir um currículo escolar, em favor da vida, a partir de problemáticas que fazem parte da realidade concreta das crianças, por traduzirem situações limites vivenciadas pela comunidade local. Como os identificados pela pesquisa: acesso desigual ao recurso natural “água”, desemprego, desinformação, ausência de políticas públicas, ausência de atenção primária à Saúde, e a Educação, entre outros. Sendo assim, a humanização e a liberdade no trabalho para/com as crianças surgem com a escuta, com a relação respeitosa entre educador-educando, com acolhimento e pertencimento individual e coletivo, com o direito de experiências brincantes, interativas e significativas no espaço escolar, que são fomentadas a partir de um novo currículo escolar arquitetado por meio de Temas Geradores.

Abstract

The purpose of this work is to investigate the challenges and possibilities of Freire's pedagogy in the construction of pedagogical practices in Early Childhood Education. The methodology used to carry out this research has a qualitative character, which was organized in two phases: the first of a theoretical nature, in which it was possible to build, from bibliographical studies, articulations between Freire's pedagogy and childhood studies. And the second, of an empirical nature, in which, based on a remote and face-to-face training course held at a rural school, it was possible to implement the Thematic Investigation process to locate problems experienced by the community, serving as a starting point for elaborating of pedagogical proposals for Kindergarten classes. This course involved the participation of educators, management and children, as well as local residents and representatives of the MST, which was structured in three phases: 1) Survey of problematic situations, analysis and definition of the Generating Theme, called: “Land without water does not produce: the water of the São Francisco River so close and at the same time so far away”; 2) Planning of pedagogical activities based on the three Pedagogical Moments (3MP), involving playfulness and child participation; 3) Organization for the implementation of the pedagogical proposals, summarized in the Activity Booklet “Knowing the land I exist!”. The information was obtained in the form of video recordings, WhatsApp groups, field diaries, children's productions, participant observation, and analyzed by Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011). The results showed that it is possible to build a school curriculum, in favor of life, based on problems that are part of the concrete reality of children, as they translate limiting situations experienced by the local community. As identified by the research: unequal access to the natural resource "water", unemployment, misinformation, lack of public policies, lack of primary health care, and Education, among others. Thus, humanization and freedom in working for/with children arise with listening, with a respectful relationship between educator-student, with acceptance and individual and collective belonging, with the right to playful, interactive and meaningful experiences in the school space. , which are fostered with the proposed Thematic Network and the school curriculum designed through Generating Themes.

Orientador(a)
Dr.ª Bastos, Ana Paula Solino.
Coorientador(a)
Dr.ª Libardi, Suzana Santos.
Banca Examinadora
Dr.ª Mota, Maria Danielle Araújo.
Dr. Silva, Roger Magalhães da.
Palavras-chave
Freire, Paulo, 1921-1997.
Educação infantil.
Prática pedagógica.
Pedagogia crítica.
Freire, Paulo, 1921-1997 - Método educacional.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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