Aspectos da pobreza em São José da Tapera - Alagoas: uma análise a partir da Escola EMEIEF Escola Elisabeth Jacoba Maria Borgers

Aspectos da pobreza em São José da Tapera - Alagoas: uma análise a partir da Escola EMEIEF Escola Elisabeth Jacoba Maria Borgers

Autor(a)
Souza, Tatianne Maria Lisboa de.
<tatyannesouza85@hotmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
24/05/2022
Curso/Outros
Geografia (EaD)
Número de folhas
31
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Falar em pobreza consiste em tratar de um tema amplo e complexo, e que apesar de ser tão antigo, segue na ordem do dia. Continua sendo discutido academicamente, cientificamente, e nos últimos tempo, esquecido pelas políticas públicas. Portanto, tornando-se cada vez mais presente e refletindo no nos diversos setores da sociedade, e por conseguinte das nossas vidas. Assim, no presente trabalho, buscamos analisar os efeitos da pobreza no universo escolar a partir da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Elisabeth Jacoba Maria Borgers, localizada em São José da Tapera, no Sertão Alagoano, conhecido nacionalmente décadas atrás como o município mais pobre do país. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada em três etapas: Na primeira, priorizamos o levantamento de fontes sobre pobreza e nos deparamos com uma vasta bibliografia, especialmente no campo das Ciências Sociais, Economia e muito pouco na Geografia. Mais adiante ampliamos a pesquisa visando material bibliográfico sobre Educação, Alagoas e São José da Tapera. Essa fase foi muito importante, pois deu suporte ao avanço na pesquisa documental, realizada a seguir, em sites do Governo Federal, Secretaria Estadual de Educação de Alagoas, Secretaria Municipal de Educação de São José da Tapera, ou órgãos como IBGE, Seplag/AL, e também Emeief Elisabeth Jacoba Maria Borgers, onde foi a realizada a pesquisa de campo, através de observações e entrevistas semiestruturadas. Constatamos que apesar das melhorias alcançadas, São José da Tapera ainda se configura como um município marcado pela pobreza e uma das vinte menores taxas de IDHM do estado de Alagoas. Situação que se reflete intensamente no corpo discente da Emeief e das suas famílias, evidenciando as relações intrínsecas existentes entre pobreza e escola. Problema complexo que carece de solução, partindo de mudanças estruturais. Pois estas não acontecendo, a pobreza persistirá, se reproduzirá mais intensamente e mais do que pobres, produzindo miseráveis desalentados.

Abstract

Hablar de pobreza consiste en tratar un tema amplio y complejo, que, a pesar de ser tan antiguo, sigue en la agenda. Sigue siendo discutido académicamente, científicamente y en los últimos tiempos, olvidado por las políticas públicas. Por lo tanto, cada vez más presente y reflejado en los diversos sectores de la sociedad, y por lo tanto en nuestras vidas. Así, en el presente trabajo, buscamos analizar los efectos de la pobreza en el universo escolar de la Escuela Municipal de Educación Infantil y Enseñanza Básica (Emeief) Elisabeth Jacoba Maria Borgers, ubicada en São José da Tapera, en el Sertão de Alagoas, conocido a nivel nacional hace décadas como el municipio más pobre del país. Metodológicamente la investigación se llevó a cabo en tres etapas: En la primera priorizamos el relevamiento de fuentes sobre pobreza y encontramos una bibliografía muy amplia, sobre todo en el campo de las Ciencias Sociales, Económicas y muy poca en Geografía. Posteriormente, ampliamos la investigación con el objetivo de material bibliográfico sobre Educación, Alagoas y São José da Tapera. Esta fase fue muy importante, ya que apoyó el avance de la investigación documental, realizada a continuación, en sitios web del Gobierno Federal, de la Secretaría de Estado de Educación de Alagoas, de la Secretaría Municipal de Educación de São José da Tapera u organismos como el IBGE , Seplag/AL , y también Emeief Elisabeth Jacoba Maria Borgers, donde se realizó la investigación de campo, a través de observaciones y entrevistas semiestructuradas. Constatamos que, a pesar de las mejoras alcanzadas, São José da Tapera todavía se configura como una ciudad marcada por la pobreza y una de las veinte tasas más bajas de IDH en el estado de Alagoas. Situación que se refleja intensamente en el alumnado de la Emeief y sus familias, destacando las relaciones intrínsecas entre pobreza y escuela. Problema complejo que necesita una solución, a partir de cambios estructurales. Porque esto no sucede, la pobreza persistirá, se reproducirá más intensamente y más que los pobres, produciendo miserables desalentados.

Orientador(a)
Dr. Carvalho, Antonio Alfredo Teles de.
Banca Examinadora
Me. Medeiros, Dhiego Antonio de.
Dr.ª Falcão, Nivaneide Alves de Melo.
Palavras-chave
Pobreza.
Educação - Aspectos sociais.
Estudantes - Condições econômicas.
Alunos - Necessidades básicas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
244
Observações


Não foi possível exibir o PDF