Relato de experiência de um licenciando em química com a metodologia de estudo de caso: o vazamento de ácido no Rio do Sr. Gurmecindo: experiências e vivências

Relato de experiência de um licenciando em química com a metodologia de estudo de caso: o vazamento de ácido no Rio do Sr. Gurmecindo: experiências e vivências

Autor(a)
Tióde, Rhinkon Vieira.
<rhinkon.tiode@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
29/04/2023
Curso/Outros
Química
Número de folhas
32
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta para ensino de química pautada no estudo de caso. Essa metodologia é baseada na simulação de uma situação real problematizada, onde o estudante é responsável por solucionar esse problema. A finalidade de um caso é deixar alguns elementos implícitos para estimular o estudante a buscar a resposta para solucionar o problema, colaborando com seu aprendizado em química. O trabalho consiste em descrever as características ideais de um caso, além de como ele pode ser aplicado baseado em um relato de experiência de resolução de um caso em que há o derramamento de um ácido em um rio. Foi utilizado o conhecimento sobre reações de neutralização para escolher o melhor composto para neutralizar o ácido, além de equipamentos ideais para realizar o trabalho com segurança e após isso utilizar técnicas adequadas de despoluição de rios para eliminar os resíduos oriundos da reação de neutralização. A proposta foi utilizar o carbonato de cálcio (CaCO3) para neutralizar o ácido, nessa reação é formado o sulfato de cálcio (CaSO4) que é considerado poluente, mas através da técnica de dragagem é possível removê-lo do meio. Do ponto de vista pedagógico, o uso dessa metodologia desenvolve habilidades e competências no estudante, pois permite que ele faça estudo de vários conteúdos para resolver um caso.

Abstract

This paper presents a proposal for teaching chemistry based on a case study. This methodology is based on the simulation of a real problematized situation, where the student is responsible for solving this problem. The purpose of a case is to leave some elements implícita to encourage the student to seek the answer to solve the problem, collaborating with their learning in chemistry. The work consists of describing the ideal characteristics of a case, as well as how it can be applied based on an experience report of solving a case where there is an acid spill in a river. Knowledge about neutralization reactions was used to choose the best compound to neutralize the acid, as well as ideal equipment to carry out the work safely and after that, use appropriate river depollution techniques to eliminate waste from the neutralization reaction. The proposal was to use calcium carbonate (CaCO3) to neutralize the acid, in this reaction calcium sulfate (CaSO4) is formed, which is considered a pollutant, but through the dredging technique it is possible to remove it from the environment. From the pedagogical point of view, the use of this methodology develops skills and competences in the student, as it allows him to study various contents to solve a case.

Orientador(a)
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Adeildo Júnior de.
Dr. Santos, João Paulo Tenório da Silva.
Palavras-chave
Estudos de caso.
Ácidos e bases.
Neutralização - Reações.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
206
Observações


Não foi possível exibir o PDF