Como ocorre o acompanhamento terapêutico com crianças autistas na escola regular: um estudo com a literatura cientifica
Como ocorre o acompanhamento terapêutico com crianças autistas na escola regular: um estudo com a literatura cientifica
<ailanasantanna@hotmail.com> França, Niciene Gomes de.
<nicienne@hotmail.com>
A pesquisa trata do Acompanhamento Terapêutico
Escolar – ATE, que consiste no trabalho do profissional que acompanha crianças
e adolescentes com necessidades educacionais específicas e a efetivação dos
seus direitos, mediante dispositivos legais à medida em que se observa um
aumento significativo de estudantes que necessitam desse atendimento e que
estão matriculados na rede regular de ensino. A questão de pesquisa perpassou
sobre a preocupação em perceber como o acompanhamento terapêutico com crianças
autistas na escola regular está sendo efetivado de acordo com a literatura
científica. Sendo assim, buscou-se compreender como ocorre o acompanhamento
terapêutico escolar no processo de inclusão na escola de crianças autistas a
partir de análise de literatura científica. A pesquisa seguiu uma abordagem
qualitativa, utilizou-se de materiais bibliográficos para catalogação de
conteúdos pertinentes ao trabalho, que foi desenvolvido na base do Google
Acadêmico, pesquisando a partir dos descritores: acompanhamento terapêutico,
autismo, autista, Transtorno do Espectro, escola. Através das nossas buscas,
chegamos a um total de 100 artigos, porém, diante dos critérios de inclusão
relativos ao tema, selecionamos 12 textos. Utilizamos a análise de conteúdo do material
que está estruturada em 3 fases: a pré-análise, exploração do material e a
última fase que é a inferência e a interpretação. Com isso, conseguimos
construir cinco categorias: Inclusão escolar, definição de ATE, atuação do ATE,
dificuldades do ATE e, por fim, as contribuições do ATE. Nosso trabalho teve
suporte da Psicologia Histórico-cultural e os resultados demonstraram que existem muitos
desafios para que as crianças autistas possam ter acesso de qualidade às
escolas e que muitas instituições têm dificuldade em compreender qual a função
do ATE em sala de aula e entendendo qual o seu papel junto com o professor,
revelando a importância da formação desse profissional para atuar nesse suporte
às crianças autistas.
The
research deals with School Therapeutic Accompaniment - STA, which consists of the professional who accompanies children and
adolescents with specific educational needs and the realization of their
rights, through legal provisions as there is a significant increase in students
who need this service and who are enrolled in the regular education network.
The research question pervaded the concern to understand how the therapeutic
follow-up with autistic children in regular school is being carried out according
to the scientific literature? Therefore, we sought to understand how school
therapeutic monitoring occurs in the process of inclusion of autistic children
in school based on the analysis of scientific literature. The research followed
a qualitative approach, using bibliographic materials to catalog content
relevant to the work, which was developed based on Google Scholar, searching
from the descriptors: therapeutic monitoring, autism, autistic, Spectrum
Disorder, school. Through our searches, we reached a total of 100 articles,
however, given the inclusion criteria related to the theme, we selected 12
texts. We used content analysis of the material, which is structured in 3
phases: pre-analysis, exploration of the material and the last phase, which is
inference and interpretation. With this, we were able to build five categories:
School inclusion, definition of STA, performance of STA, difficulties of STA
and, finally, contributions of STA. Our work was supported by
Historical-Cultural Psychology and the results showed that there are many
challenges for autistic children to have quality access to schools and that
many institutions have difficulty understanding the role of the STA in the
classroom and understanding what the their role together with the teacher,
revealing the importance of training this professional to act in this support
to autistic children.
Dr. Silva, Lucas Pereira da.
Psicologia escolar.
Autismo.
Educação inclusiva.
Psicologia da educação.