Como ocorre o acompanhamento terapêutico com crianças autistas na escola regular: um estudo com a literatura cientifica

Como ocorre o acompanhamento terapêutico com crianças autistas na escola regular: um estudo com a literatura cientifica 

Autor(a)
Sant’anna, Ailana Vieira Machado de.
<ailanasantanna@hotmail.com> França, Niciene Gomes de.
<nicienne@hotmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
07/07/2023
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
72
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

A pesquisa trata do Acompanhamento Terapêutico Escolar – ATE, que consiste no trabalho do profissional que acompanha crianças e adolescentes com necessidades educacionais específicas e a efetivação dos seus direitos, mediante dispositivos legais à medida em que se observa um aumento significativo de estudantes que necessitam desse atendimento e que estão matriculados na rede regular de ensino. A questão de pesquisa perpassou sobre a preocupação em perceber como o acompanhamento terapêutico com crianças autistas na escola regular está sendo efetivado de acordo com a literatura científica. Sendo assim, buscou-se compreender como ocorre o acompanhamento terapêutico escolar no processo de inclusão na escola de crianças autistas a partir de análise de literatura científica. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, utilizou-se de materiais bibliográficos para catalogação de conteúdos pertinentes ao trabalho, que foi desenvolvido na base do Google Acadêmico, pesquisando a partir dos descritores: acompanhamento terapêutico, autismo, autista, Transtorno do Espectro, escola. Através das nossas buscas, chegamos a um total de 100 artigos, porém, diante dos critérios de inclusão relativos ao tema, selecionamos 12 textos. Utilizamos a análise de conteúdo do material que está estruturada em 3 fases: a pré-análise, exploração do material e a última fase que é a inferência e a interpretação. Com isso, conseguimos construir cinco categorias: Inclusão escolar, definição de ATE, atuação do ATE, dificuldades do ATE e, por fim, as contribuições do ATE. Nosso trabalho teve suporte da Psicologia Histórico-cultural e os resultados demonstraram que existem muitos desafios para que as crianças autistas possam ter acesso de qualidade às escolas e que muitas instituições têm dificuldade em compreender qual a função do ATE em sala de aula e entendendo qual o seu papel junto com o professor, revelando a importância da formação desse profissional para atuar nesse suporte às crianças autistas. 

Abstract

The research deals with School Therapeutic Accompaniment - STA, which consists of the professional who accompanies children and adolescents with specific educational needs and the realization of their rights, through legal provisions as there is a significant increase in students who need this service and who are enrolled in the regular education network. The research question pervaded the concern to understand how the therapeutic follow-up with autistic children in regular school is being carried out according to the scientific literature? Therefore, we sought to understand how school therapeutic monitoring occurs in the process of inclusion of autistic children in school based on the analysis of scientific literature. The research followed a qualitative approach, using bibliographic materials to catalog content relevant to the work, which was developed based on Google Scholar, searching from the descriptors: therapeutic monitoring, autism, autistic, Spectrum Disorder, school. Through our searches, we reached a total of 100 articles, however, given the inclusion criteria related to the theme, we selected 12 texts. We used content analysis of the material, which is structured in 3 phases: pre-analysis, exploration of the material and the last phase, which is inference and interpretation. With this, we were able to build five categories: School inclusion, definition of STA, performance of STA, difficulties of STA and, finally, contributions of STA. Our work was supported by Historical-Cultural Psychology and the results showed that there are many challenges for autistic children to have quality access to schools and that many institutions have difficulty understanding the role of the STA in the classroom and understanding what the their role together with the teacher, revealing the importance of training this professional to act in this support to autistic children.

Orientador(a)
Dr.ª Nóbrega, Danielle Oliveira da.
Banca Examinadora
Ma. Simião, Fernanda Cristina Nunes.
Dr. Silva, Lucas Pereira da.
Palavras-chave
Educação especial.
Psicologia escolar.
Autismo.
Educação inclusiva.
Psicologia da educação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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