A importância do trabalho de conclusão para os discentes do curso de Administração Pública, da Universidade Federal de Alagoas / Arapiraca

A importância do trabalho de conclusão para os discentes do curso de Administração Pública, da Universidade Federal de Alagoas / Arapiraca

Autor(a)
Maciel, Cíntia Ferreira.
<cintia.maciel@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
05/05/2023
Curso/Outros
Administração Pública
Número de folhas
74
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A pesquisa investiga a importância do trabalho de conclusão de curso para os discentes do curso de Administração Pública, da Universidade Federal de Alagoas / Campus Arapiraca, através da análise dos trabalhos apresentados de 2015 a 2021 e é complementada com a visão dos discentes sobre a trajetória da escrita do “Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”. É indispensável acompanhar a atualização do acervo de pesquisas no curso de administração pública e deste modo possibilite a manutenção do conhecimento científico e da inclusão de temas relevantes para a sociedade acadêmica e civil. O objetivo geral deste trabalho é analisar como a elaboração de TCC é percebida pelos discentes dentro de seu processo educacional. De modo, a pesquisa atual aborda duas perspectivas. A primeira perspectiva é a análise técnica da estrutura dos TCCs em que utilizou-se um levantamento exploratório, que utilizou dados bibliométricos dos TCCs defendidos. A segunda perspectiva do estudo demonstra a percepção dos alunos sobre o percurso da escrita do TCC, utilizando o método de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, por intermédio de um questionário semi-estruturado aplicado de forma on-line. O intuito dessa monografia é fazer com que o estudante compreenda a relevância do estudo para a vida profissional e pessoal, e adquira a habilidade do pensamento crítico e se tornem pesquisadores ativos que realizem transformações na sociedade ou meio em que está inserido, após a graduação. A universidade também deve abordar formas de tornar o TCC um componente obrigatório atrativo, utilizando ferramentas como uma linguagem acessível dos professores para com os alunos ao apresentar o estudo final aos discentes e por se tratar de um estudo desgastante a instituição de ensino deve disponibilizar tanto para os discentes quanto para os docentes apoio e acolhimento psicológico, neste momento considerado decisivo para muitos. 

Abstract

The research investigates the importance of the course conclusion work for the students of the Public Administration course, of the Federal University of Alagoas / Arapiraca Campus, through the analysis of the works presented from 2015 to 2021 and is complemented with the students' view on the trajectory of the writing of the "Course Conclusion Work (TCC)". It is essential to monitor the updating of the collection of research in the course of public administration and thus enable the maintenance of scientific knowledge and the inclusion of topics relevant to academic and civil society. The general objective of this work is to analyze how the elaboration of CBT is perceived by students within their educational process. Thus, the current research addresses two perspectives. The first perspective is the technical analysis of the structure of the TCCs in which an exploratory survey was used, which used bibliometric data of the TCCs defended. The second perspective of the study demonstrates the perception of the students about the course of writing the CBT, using the field research method with a quantitative approach, through an online questionnaire. The purpose of this monograph is to make the student understand the relevance of the study for professional and personal life, and acquire the ability of critical thinking and become active researchers who carry out transformations in the society or environment in which they are inserted, after graduation. The university should also address ways to make the CBT an attractive mandatory component, using tools such as an accessible language of the teachers towards the students when presenting the final study to the students and because it is an exhausting study the educational institution must make available both to the students and to the professors support and psychological welcoming, at this time considered decisive for many. 

Orientador(a)
Dr. Coelho, Rodrigo Pereyra de Sousa.
Banca Examinadora
Dr. Gonçalves, Bruno Setton.
Ma. Silva, Fabiana de Cássia de Araújo.
Palavras-chave
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Discentes.
Administração pública.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
270
Observações


Não foi possível exibir o PDF