A importância das políticas públicas e seu desempenho no setor educacional: escola pública municipal e o enfrentamento à COVID-19 em Palmeira dos Índios / Alagoas
A importância das políticas públicas e seu desempenho no setor educacional: escola pública municipal e o enfrentamento à COVID-19 em Palmeira dos Índios / Alagoas
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Diante
do cenário vivenciado por todos na pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2),
foi preciso as autoridades criarem medidas de enfrentamento e combate ao vírus
em diversas áreas da sociedade para que não houvesse grande perda para a
população. Este artigo descreve as ações realizadas pela gestão municipal da
cidade de Palmeira dos Índios/AL, no enfrentamento à pandemia do novo
coronavírus no campo educacional e analisa o desempenho e relevância das
políticas públicas implantadas pela prefeitura nas escolas municipais, devido a
suspensão das aulas por causa do vírus e suas possíveis contribuições dentro
dessa contextualização. O trabalho está baseado em pesquisa documental, de
caráter qualitativo e sete entrevistas não estruturada realizadas junto à
equipe da escola descrita. De acordo com a pesquisa pode-se concluir que as
políticas públicas utilizadas nas escolas municipais de Palmeira dos Índios-AL,
apesar de algumas deficiências, assumiram um papel relevante, evitando que os
alunos perdessem o ano letivo. Porém, existe a necessidade de estudos mais aprofundados
e ao longo dos anos junto a essas escolas para um resultado absoluto.
Due
to the scenario experienced by everyone in the pandemic of the new coronavirus
(SARS-CoV-2), the authorities had to create measures to face and combat the
virus in various areas of society so that there was no great loss for the
population. This article describes the actions carried out by the municipal
management of the city of Palmeira dos Índios/AL, in facing the pandemic of the
new coronavirus in the educational field and analyzes the performance and
relevance of the public policies implemented by the city hall in municipal schools,
due to the suspension of classes due to cause of the virus and its possible
contributions within this context. The work is based on documental, qualitative
research and unstructured interviews with seven employees of the analyzed
school and one student. According to the research, it can be concluded that the
public policies used in the municipal schools of Palmeira dos Índios-AL,
despite some deficiencies, played a relevant role, preventing students from missing
the school year, but there is a need for further studies. deeper and over the
years with these schools for an absolute result.
Dr.ª Santos, Vanessa Sátiro dos.
Políticas públicas.
Políticas educacionais.
Educação - COVID 19 (Doença).