Comportamento do consumidor: variáveis que influenciam o comportamento de compra sob a ótica da análise do comportamento e as neurociências
Comportamento do consumidor: variáveis que influenciam o comportamento de compra sob a ótica da análise do comportamento e as neurociências
<joao.magalhaes@arapiraca.ufal.br> Freitas, Mayza Vicente de.
O comportamento de consumo é campo que recebe contribuições de diversas áreas do conhecimento. É considerado uma vertente do Marketing e recente em sua oficialização com uma de suas disciplinas. O objetivo da pesquisa em questão foi identificar variáveis que influenciam o comportamento de compra, as quais ainda são negligenciados pela pesquisa, em especial aspectos de natureza comportamental. A pesquisa de cunho bibliográfico, permitiu compreender quais as temáticas mais exploradas pelos pesquisadores, como também identificar as lacunas existentes, a fim de poder realizar análises que sejam capazes de explicar como ocorre o processo de decisão de compra e permitir a predição de comportamentos direcionados a esse objetivo. Esse estudo também possibilitou identificar um campo fértil para a realização de novas pesquisas promissoras em comportamento de consumo, que a qual diz respeito ao ambiente virtual e as inúmeras possibilidades que este proporciona aos internautas/clientes, como também as organizações que atualmente vêm se fazendo presentes neste espaço e conquistando outros patamares de vendas.
Consumer behavior is a field that receives contributions from different areas of knowledge. It is considered an aspect of Marketing and recent in its officialization as one of its disciplines. The objective of this research was to identify variables that influence purchasing behavior, as they are still neglected by research, in particular aspects of behavioral aspects. The bibliographical research allows understanding which are the themes most explored by researchers, as well as identifying existing gaps, in order to be able to carry out analysis that are able to explain how the purchase decision process occurs and allow the prediction of directed behaviors to the objective. This study also made it possible to identify a fertile field for carrying out promising new research on consumer behavior, which concerns the virtual environment and the countless possibilities it provides to internet users/customers, as well as the organizations that are currently present in this space and increasing higher levels of sales.
Esp. Lira, José Roberto .
Comportamento do consumidor.