O lugar das crianças nas "Festas do ABC": um estudo sobre a festa de formatura para crianças de Arapiraca

O lugar das crianças nas "Festas do ABC": um estudo sobre a festa de formatura para crianças de Arapiraca

Autor(a)
Santos, Camila Rodrigues dos.
<kamillasantos18@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
01/06/2023
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
25
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O adultocentrismo é uma relação de dominação etária, do adulto em relação à criança, historicamente constituída e naturalizada nas práticas socioeducativas, prejudicando o exercício da autonomia e da participação infantis. A partir dessa problemática, elaboramos a seguinte questão de pesquisa: qual o lugar de participação das crianças nos eventos denominados de festas de formatura do ABC, na cidade de Arapiraca-AL? Tais eventos presentes no âmbito da cultura escolar são alusivos à transição da criança entre a educação infantil e o ensino fundamental, com vistas a celebrar a aquisição das habilidades de leitura. Empregou-se metodologia de pesquisa qualitativa, tendo em vista os objetivos específicos: 1. Apreender, teórica e históricamente, a constituição das festas de formaturas infantis; 2. Analisar documentos, como notícias oficiais, bem como de vídeo com registro de uma festa de formatura do ABC. Foi possível concluir que o evento investigado reflete o adultocentrismo socialmente engendrado, ora situando a criança como miniadulto, ora como objeto de práticas.

Abstract

Adultcentrism is a relationship of age domination, between adults and children, historically constituted and naturalized in socio-educational practices, undermining the exercise of children's autonomy and participation. Based on this problem, we elaborated the following research question: what is the place of participation of children in events called ABC graduation parties, in the city of Arapiraca-AL? Such events present in the scope of school culture are allusive to the child's transition between kindergarten and elementary school, with a view to celebrating the acquisition of reading skills. Qualitative research methodology was used, bearing in mind the specific objectives: 1. Theoretically and historically apprehend the formation of children's graduation parties in the city and Arapiraca-AL; 2. Analyze documents, such as official news, as well as a video recording of an ABC graduation party. It was possible to conclude that the investigated event reflects socially engendered adult-centrism, sometimes placing the child as a mini-adult, sometimes as an object of practices.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Banca Examinadora
Ma. Oliveira, Ericka Marcelle Barbosa de.
Dr. Pereira, Fábio Hoffmann.
Palavras-chave
Leitura.
Educação.
Educação infantil.
Cultura escolar.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
154
Observações


Não foi possível exibir o PDF