Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa de comércio de móveis corporativos em Arapiraca / Alagoas
Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa de comércio de móveis corporativos em Arapiraca / Alagoas
<madumr2018@gmail.com>
O planejamento a curto, médio e longo prazo, principalmente para empresas que desejam se manter no mercado, vem se tornando cada vez mais necessário. Em um ambiente repleto de mudanças, o planejamento estratégico se torna uma ferramenta essencial para a sobrevivência das organizações. Planejar e executar ações para o alcance de metas predeterminadas a fim de alcançar um objetivo se torna um diferencial pouco possuído pelas organizações, pois estas não estão familiarizadas com a ideia de que o seu desempenho depende de como é feito o planejamento de forma geral, além de não se atentarem ao fato de sempre existir a necessidade de preparação a longo prazo para situações desconhecidas; por isso, não dão atenção necessária a esse aspecto, o que impacta diretamente seu desempenho diário e resultados que são fortemente afetados pela falta de planejamento. Diante disso, foi realizado um estudo de caso a fim de verificar a implementação de um plano de ação estratégico já utilizado pela organização e realizar alterações necessárias junto com a empresa estudada. Inicialmente foi realizada uma análise do contexto geral da organização, tanto interno como externo, do perfil da empresa e pessoas nela inseridas, assim como um estudo das implantações anteriores do planejamento estratégico. Posteriormente, com base na Missão, Visão e Valores e juntamente com a análise SWOT e com o Balanced Scorecard, foi construída a estrutura para então, por fim, ocorrer a elaboração atual do plano de ação 5W2H da organização. De forma geral, a organização necessita de ações que formem sua estrutura básica em termos de organização para gerenciar seus pontos negativos, o que será constituído com a utilização do plano de ação, aumentando as chances de crescimento por meio de seus pontos positivos.
Short, medium, and long-term planning, especially for companies that wish to remain in the market, is becoming increasingly necessary. In an environment full of changes, strategic planning becomes an essential tool for the survival of organizations. Planning and executing actions to reach predetermined goals in order to reach an objective becomes a differential of few organizations, as they are not familiar with the idea that their performance depends on how planning is done in general, in addition to not paying attention to the fact that there is always a need for long-term preparation for unknown situations; therefore, they do not pay the necessary attention to this aspect, which directly impacts their daily performance and results, which are strongly affected by lack of planning. In view of this, a case study was conducted to verify the implementation of a strategic action plan already used by the organization and to make necessary changes together with the studied company. Initially, an analysis of the general context of the organization, both internal and external, of the company's profile and people inserted in it was conducted, as well as a study of previous implementations of strategic planning. Subsequently, based on the Mission, Vision, and Values and together with the SWOT analysis and the Balanced Scorecard, the structure was built so that, finally, the current elaboration of the organization's 5W2H action plan could take place. In general, the organization needs actions that form its basic structure in terms of organization to manage its negative points, which will be constituted with the use of the action plan, increasing the chances of growth through its positive points.
Dr.ª Corá, Maria Amélia Jundurian.
Organizações.
Planejamento estratégico.