A inserção da educação financeira na Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Dom Avelar Brandão Vilela - Teotônio Vilela / AL
A inserção da educação financeira na Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Dom Avelar Brandão Vilela - Teotônio Vilela / AL
<daiane.elias@arapiraca.ufal.br>
Muito tem-se discutido a respeito da importância e implementação da educação financeira nas escolas. Politicas foram criadas como a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. Entretanto, a pratica dessa implementação ainda se distancia do contexto escolar e familiar. Em contrapartida, os índices de endividamento estão cada vez mais altos, sendo a falta de conhecimento financeiro um dos fatores causais. Este trabalho objetiva a pesquisa da importância da educação financeira na educação básica a partir do estudo da inserção da educação financeira como disciplina complementar numa escola de ensino fundamental do interior do estado de Alagoas, buscando contextualizar historicamente a educação financeira no Brasil, definir e caracterizar educação financeira e propor a alfabetização financeira nas instituições educacionais e familiares, como ferramenta para crescimento individual e coletivo. Dessa pesquisa foram gerados resultados positivos, mas que ainda precisam ser ampliados para que a nova geração formada por esses jovens seja mais próspera e consciente financeiramente.
Much has been discussed about the importance and implementation of financial education in schools. Policies were created such as the National Financial Education Strategy – ENEF. However, the practice of this implementation still distances itself from the school and family context. On the other hand, indebtedness rates are increasingly high, with lack of financial knowledge being one of the causal factors. This work aims to research the importance of financial education in basic education from the study of the insertion of financial education as a complementary subject in an elementary school in the interior of the state of Alagoas, seeking to historically contextualize financial education in Brazil, define and characterize education financial literacy and propose financial literacy in educational and family institutions, as a tool for individual and collective growth. Positive results were generated from this research, but which still need to be expanded so that the new generation formed by these young people is more prosperous and financially aware.
Me. Bonutti, Moreno Pereira.
Educação básica.
Educação financeira.
Qualidade de vida.