O uso da tecnologia na educação matemática pós-pandemia: um estudo de caso na Escola Estadual Professor José Félix de Carvalho Alves do Município de São Sebastião - AL

O uso da tecnologia na educação matemática pós-pandemia: um estudo de caso na Escola Estadual Professor José Félix de Carvalho Alves do Município de São Sebastião - AL

Autor(a)
Costa, João Paulo Oliveira.
<costaoliveirapaulojoao@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
28/06/2023
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
75
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Diante da pandemia do novo Coronavírus, denominado de Covid-19, o mundo inteiro passou por uma série de problemas sanitários, todos os países do mundo sofreram com os danos causados por essa triste realidade, no Brasil não foi diferente, inúmeras vidas foram ceifadas, e quando se diz respeito da educação das crianças e jovens, foram eles os mais prejudicados. O Covid-19 não deixava de fora nem mesmo as pequenas cidades, tendo sido espalhado por todos os cantos do mundo. Diante disso, a presente pesquisa tem o objetivo de estudo e objetivo geral investigar como os alunos da 3ª série do ensino médio da Escola estadual Professor José Félix de Carvalho Alves no município de São Sebastião – AL, conseguiram lidar com as diversas dificuldades trazidas para o ensino pelo Covid-19, também como foi para os estudantes fazerem uso dos mais diversos recursos tecnológicos no período das aulas remotas e no atual momento. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa com uma amostra de 73 indivíduos dentro de uma população de 300 alunos e com erro amostral de 10% e nível de confiança de 95%, através do método de amostragem aleatória simples. O instrumento de pesquisa usado foi um questionário aplicado de forma presencial com o público-alvo, divididos em 5 seções (Perfil do aluno, desafios gerados pelo ensino remoto, estratégias utilizadas no ensino remoto para melhorar o aprendizado, o uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) durante as aulas remotas e o uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) nas aulas presenciais pós-pandemia) que foram os objetivos específicos do trabalho. Com a aplicação do questionário foi alcançado todos os objetivos projetados na pesquisa, como por exemplo: uma maioria dos alunos sendo do gênero feminino (56,2%), e que 49,4% dos alunos tiveram seus rendimentos comprometidos de alguma forma nas aulas remotas. Enfim, essa pesquisa traz algumas reflexões e necessidades voltadas a uma vasta área de pesquisa que ainda está em formação. Por ser um tema recente gerou uma grande contribuição neste trabalho e existe muito ainda a ser estudado.

Abstract

Faced with the pandemic of the new Coronavirus, called Covid-19, the whole world has experienced a series of health problems, all countries in the world have suffered from the damage caused by this sad reality, in Brazil it was no different, countless lives were taken, and when it comes to the education of children and young people, they were the most affected. Covid-19 did not leave out even small towns, having spread to all corners of the world. In view of this, the present research has the objective of studying and general objective to investigate how the students of the 3rd grade of the State School Professor José Félix de Carvalho Alves from the city of São Sebastião - AL, managed to deal with the various difficulties brought to teaching by Covid -19, as well as how it was for students to make use of the most diverse technological resources during the period of remote classes and at the current moment. To achieve this objective, a survey was carried out with a sample of 73 individuals within a population of 300 students and with a sampling error of 10% and a confidence level of 95%, using the simple random sampling method. The research instrument used was a questionnaire applied face-to-face with the target audience, divided into 5 sections (Student profile, challenges generated by remote teaching, strategies used in remote teaching to improve learning, the use of ICTs (Technology of Information and Communication) during remote classes and the use of ICTs (Information and Communication Technology) in face-to- face post-pandemic classes), which were the specific objectives of the work. With the application of the questionnaire, all the objectives projected in the research were achieved, such as: a majority of the students being female (56.2%), and that 49.4% of the students had their performance compromised in some way in the classes remote. Finally, this research brings some reflections and needs aimed at a vast area of research that is still in formation. Because it is a recent topic, it generated a great contribution in this work and there is still much to be studied.

Orientador(a)
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Coorientador(a)
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Banca Examinadora
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr. Barros, José da Silva.
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Palavras-chave
Softwares educacionais.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Ensino remoto.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
265
Observações

 

Não foi possível exibir o PDF