Evasão escolar em tempo de pandemia e o ensino de matemática: uma revisão de literatura

Evasão escolar em tempo de pandemia e o ensino de matemática: uma revisão de literatura

Autor(a)
Costa, Bruno José.
<brunno20jc@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
31/05/2023
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
73
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A matemática está presente em todo o lugar e sua importância para o desenvolvimento social, direta ou indiretamente, é notório. Seja pura ou aplicada, solo ou multidisciplinar, essa ciência se apresenta como uma linguagem universal que contribui para todas as outras áreas. Um fator que atinge não só a matemática, mas a educação como um todo, é a evasão escolar, sendo esse fenômeno considerado como um contribuinte para o sucateamento e defasagem da educação no Brasil. Ensinar matemática com base em conceitos históricos tem sido um recurso pedagógico utilizado em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Este trabalho tem o intuito de refletir a evasão escolar durante a pandemia e seus prejuízos para a educação, bem como, evidenciar as práticas docentes no ensino de matemática e sua eficiência nesse contexto. Os procedimentos metodológicos consistem em uma revisão de literatura, com base em documentos governamentais, livros, dissertações, teses e artigos disponíveis em buscadores renomados como o Google Acadêmico, Scielo e Periódico CAPES. Os resultados deste trabalho têm apontado que a pandemia de Covid-19 ocasionou diversos problemas sociais e prejuízos que possibilitaram uma alta na evasão escolar da rede básica e superior de ensino, assim como, gerou inúmeros obstáculos para os professores de matemática, igualmente aos de outras disciplinas. A partir das discussões aqui realizadas, fica explicito que o professor de matemática pode sim contribuir contra a evasão na pandemia, como após ela. Para isso, é preciso utilizar metodologias mais dinâmicas, incluindo o uso das mais diversas tecnologias, visto que os alunos atuais são da era digital.

Abstract

Mathematics is present everywhere and its importance for social development, directly or indirectly, is notorious. Whether pure or applied, solo or multidisciplinary, this science presents itself as a universal language that contributes to all other areas. A factor that affects not only mathematics, but education as a whole, is school dropout, and this phenomenon is considered a contributor to the scrapping and lag of education in Brazil. Teaching mathematics based on historical concepts has been a pedagogical resource used in different parts of the world, including Brazil. This work aims to reflect on school dropout during the pandemic and its damage to education, as well as to highlight teaching practices in mathematics teaching and its efficiency in this context. The methodological procedures consist of a literature review, based on government documents, books, dissertations, theses and articles available in renowned search engines such as Google Scholar, Scielo and CAPES Periodical. The results of this work have pointed out that the Covid-19 pandemic caused several social problems and losses that made possible an increase in school dropout from the basic and higher education network, as well as generated numerous obstacles for mathematics teachers, as well as those of other subjects. From the discussions held here, it is clear that the mathematics teacher can indeed contribute against evasion in the pandemic, as after it. For this, it is necessary to use more dynamic methodologies, including the use of the most diverse technologies, since current students are from the digital age.

Orientador(a)
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Coorientador(a)
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Banca Examinadora
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr. Barros, José da Silva.
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Metodologia de ensino.
Evasão escolar.
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Ensino remoto.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
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Observações

 

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