Empreendedorismo feminino: perfil e desafios das mulheres empreendedoras no município de Palmeira dos Índios - AL

Empreendedorismo feminino: perfil e desafios das mulheres empreendedoras no município de Palmeira dos Índios - AL

Autor(a)
Vilela, Laís Jéssica Ferreira.
<laisjessicaferreiravilela@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
29/05/2023
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
56
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O empreendedorismo tem papel fundamental na sociedade, porém, as mulheres foram inseridas nesse meio mais tardiamente em relação aos homens, e após muitas mudanças históricas, culturais e sociais. Apesar disso, atualmente temos muitas empreendedoras fazendo a diferença ao seu redor, e nas suas próprias vidas. Nesse contexto, o objeto do presente trabalho é analisar o perfil e os maiores desafios das mulheres empreendedoras da cidade de Palmeira dos Índios - AL. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa de campo descritiva qualitativa e quantitativa. A população alvo são as mulheres empreendedoras formais e informais do município de Palmeira dos Índios-AL. Para a seleção da amostra, foi realizada uma amostra não probabilística por julgamento de 74 mulheres empreendedoras. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário semiestruturado em 3 partes. A primeira para traçar o perfil dos respondentes, a segunda para detectar fatores desafiador da profissão e a terceira parte, com 11 afirmações que precisava ser julgada de acordo com o nível de satisfação do respondente. O questionário foi aplicado no período de 05/10/2021 a 11/10/2021. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva quantitativa utilizando o Excel planilhas eletrônicas. De acordo com os resultados pode-se observar que cada vez mais, as mulheres empreendedoras, estão estudando, se qualificando. Nesse grupo, também temos uma porcentagem expressiva de 41,9% de mulheres que não possuem filhos, apesar de mais da metade possuir filhos. A respeito do estado civil das respondentes, o maior grupo é composto por mulheres casadas, elas são 47,3%, seguidas das solteiras que são 40,5%. A maior parte das entrevistadas são MEI e autônomas. O principal motivo que as levou a empreender foi a realização pessoal/profissional. O principal desafio escolhido pelas entrevistadas é conciliar a vida pessoal e o trabalho. As duas maiores dificuldades segundo as entrevistadas é o capital (59,5%) e o marketing (41,9%). A maioria das entrevistadas gostam de arriscar em seus negócios, somando 79,7% das respondentes.

Abstract

 Entrepreneurship plays a fundamental role in society; however, women were inserted in this environment later than men, and after many historical, cultural, and social changes. Despite this, we currently have many women entrepreneurs making a difference around them and in their own lives. In this context, the object of the present work is to analyze the profile and major challenges of women entrepreneurs in the city of Palmeira dos Índios - AL. To achieve this objective a descriptive qualitative and quantitative field research was carried out. The target population are the formal and informal women entrepreneurs of the city of Palmeira dos Índios-AL. For the selection of the sample, a non-probabilistic sample by judgment of 74 women entrepreneurs was carried out. For data collection, a semi-structured questionnaire was prepared in 3 parts. The first to outline the profile of the respondents, the second to detect challenging factors of the profession, and the third part, with 11 statements that needed to be judged according to the respondent's level of satisfaction. The questionnaire was applied in the period from 10/05/2021 to 10/11/2021. The data was analyzed by means of quantitative descriptive statistics using Excel spreadsheets. According to the results it can be observed that more and more women entrepreneurs are studying and getting qualified. In this group, we also have a significant percentage of 41.9% of women who do not have children, although more than half of them do. Regarding the marital status of the respondents, the largest group is composed of married women, they are 47.3%, followed by single women, who are 40.5%. Most of the interviewees are MEI and self- employed. The main reason that led them to become entrepreneurs was personal/professional fulfillment. The main challenge chosen by the interviewees is to reconcile their personal life and their work. The two greatest difficulties according to the interviewees are capital (59.5%) and marketing (41.9%). Most of the interviewees like to take risks in their businesses, adding up to 79.7% of the respondents.

Orientador(a)
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Banca Examinadora
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Dr.ª Corá, Maria Amélia Jundurian.
Palavras-chave
Administração.
Empreendedorismo feminino.
Empreendedorismo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
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Observações


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