Alfabetização e letramento na educação especial numa perspectiva inclusiva: desafios no processo alfabético de discentes autistas

Alfabetização e letramento na educação especial numa perspectiva inclusiva: desafios no processo alfabético de discentes autistas

Autor(a)
Santos, Cleonoura Barros dos.
<cleonourabarros@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
24/07/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
124
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Incluir os discentes autistas na escola torna o desafio macro diante de aspectos que ainda são obstáculos a uma educação especial (EE) com qualidade e equidade. A alfabetização e letramento de discentes com transtorno do espectro autista (TEA) é uma proposta essencial na contribuição do desenvolvimento máximo de suas habilidades e potencialidades, corroborando com a sua inserção na sociedade letrada ao produzir cultura com os demais pares, como postulado na Psicologia Histórico-cultural (PHC), sendo essencial formação docente inicial e em serviço que contemplem metodologias e linhas teóricas que venham corroborar no sucesso escolar desses discentes. Diante disso, problematizamos que a formação docente inicial ou continuada pode não estar contribuindo na alfabetização e letramento desses discentes, bem como que as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes podem não ser propícias ao avanço da aprendizagem no processo alfabético, problematização essa que nos orientou na construção do objetivo geral desse estudo que é investigar as dificuldades dos docentes nas práxis pedagógicas de alfabetização e letramento de discentes com autismo em duas escolas no município de Santana do Ipanema-AL. Em relação ao processo da pesquisa, configura-se como um estudo exploratório, descritivo e de campo com três docentes de sala de oferta regular e dois da sala de recurso multifuncional (SRM) em duas escolas municipais de Santana do Ipanema-AL que desenvolvem atividades com discentes autistas. Foram utilizados como procedimentos metodológicos entrevistas semiestruturadas, observações e apreciação de documentos (planos de aula dos docentes e do planejamento educacional individualizado), sendo sua análise realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. A partir dos dados obtidos através de entrevistas, chegamos a quatro categorias: 1- olhar sobre a inclusão de discentes com necessidades especiais de educação (NEE) no processo educativo; 2- olhar sobre o processo de aprendizagem de discentes com TEA; 3- dificuldades na práxis do processo de alfabetização e letramento dos discentes autistas; e 4- práticas pedagógicas dos docentes alfabetizadores. Diante disso, nossos resultados assinalam que as dificuldades encontradas pelos docentes em alfabetizar e letrar discentes autistas são resultados da falta de formação em uma proposta de EE e uma prática educativa mediatizada com adaptações curriculares que contemplem as singularidades desses sujeitos, havendo a necessidade de existir momentos formativos em serviço que supram essas dificuldades.

Abstract

Including autistic students in the school makes the challenge macro in the face of aspects that are still obstacles to special education (SE) with quality and equity. The initial reading instruction and literacy of students with autism spectrum disorder (ASD) is an essential proposal in contributing to the maximum development of their skills and potential, corroborating their insertion in the literate society by producing culture with other peers, as postulated in Historical-cultural Psychology (HCP), being essential initial and in-service teacher training that include methodologies and theoretical lines that will corroborate the academic success of these students. In view of this, we problematize that initial or continued teacher training may not be contributing to the initial reading instruction and literacy of these students, as well as that the pedagogical practices used by teachers may not be conducive to the advancement of learning in the alphabetic process, a problematization that guided us in the construction of the general objective of this study, which is to investigate the teachers’ difficulties in their pedagogical praxis in the initial reading instruction and literacy of autistic students in two schools in the municipality of Santana do Ipanema-AL. Regarding the research process, it is configured as an exploratory, descriptive and field study, with three teachers from the regular classroom and two from the multifunctional resource room (SRM), in two municipal schools in Santana do Ipanema-AL that develop activities with autistic students. As methodological procedures, semi-structured interviews, observation, documental research (teachers' lesson plans and individualized educational planning) were used, and their analysis was carried out using Bardin's content analysis technique. From the data obtained through interviews and material from the teachers, we arrived at four categories: 1- look at the inclusion of students with special educational needs (SEN) in the educational process; 2- look at the learning process of students with ASD; 3- difficulties in the praxis of the initial reading instruction and literacy process of autistic students; and 4- pedagogical practices of literacy teachers. In view of this, our results indicate that the difficulties encountered by teachers in alphabetizing and teaching autistic students are the result of a lack of training in an SE proposal and a mediated educational practice with curricular adaptations that contemplate the singularities of these subjects, with the need of formative moments in service that overcome these difficulties.

Orientador(a)
Dr.ª Nóbrega, Danielle Oliveira da.
Banca Examinadora
Dr.ª Bastos, Ana Paula Solino.
Dr.ª Fonseca, Géssica Fabiely.
Dr. Silva, Jair Barbosa da.
Palavras-chave
Psicologia histórico-cultural.
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Alfabetização e letramento.
Autistas - Alfabetização.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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