Docência na pandemia causada pelo COVID-19 e metacognição: desafios e adaptações de professores na Educação infantil

Docência na pandemia causada pelo COVID-19 e metacognição: desafios e adaptações de professores na Educação infantil

Autor(a)
Ferreira, Eliane Varderlei.
<elianewy@hotmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
23/05/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
73
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A pandemia do Covid-19, de forma brusca, modificou a forma das relações escolares, rompendo os encontros diários entre professores e estudantes. Esse rompimento indiscutivelmente afetou o processo de ensino e aprendizagem, na Educação Infantil em que a convivência e a afetividade são muito importantes. Para entender os processos elaborados pelos professores, explorando a consciência dos desdobramentos para enfrentar o ensino virtual realizado e lidar com os anseios dos discentes, a metacognição foi um caminho escolhido. Assim, o presente estudo tem como sustentação os estudos de metacognição a partir entendimento de Efklides, teve como objetivo geral investigar os processos metacognitivos, desafios e mudanças experimentadas pelas professoras da Educação Infantil frente ao formato do Ensino Remoto Emergencial vigente no período da pandemia causada pelo Covid-19. E como objetivos específicos têm-se: identificar os principais desafios e desdobramentos pessoais e metodológicos adotados pelas professoras no Ensino Remoto; verificar processos metacognitivos nos discursos das pesquisadas; analisar como professores perceberam os efeitos do distanciamento social na relação professor-aluno. Para tanto, adotou- se como metodologia a abordagem qualitativa de pesquisa e como técnica de coleta de dados o Grupo Focal com a participação de 6 (seis) professoras da Educação Infantil da rede pública que atuaram nos anos de 2020 e 2021. A análise dos dados foi realizada sob Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi, que após o tratamento, organização e interpretação geraram as seguintes categorias: Relação entre a tecnologia e a formação docente; Desafios e aprendizados; Sentimentos e afetos: não foi só sobre ensinar, foi também sobre mim – A professora; e A relação entre o ambiente virtual/ mudança na rotina escolar e manutenção da afetividade. Os resultados apontaram que para garantir o ensino durante a pandemia do Covid-19, as docentes, além de utilizarem e avaliarem o próprio repertório de conhecimentos, precisaram também adquirir novos conhecimentos a partir de diversas experiências metacognitivas, incluindo tanto aspectos cognitivos como tarefas específicas de conhecimento e julgamentos de aprendizagem quanto aspectos afetivos, especificamente sentimentos de dificuldade, estimativa de esforço e correção de soluções, pois a imprevisibilidade e o pouco domínio de recursos digitais trouxeram consigo desafios a serem superados, para uma nova configuração didática do ensinar.

Abstract

The pandemic caused by Covid-19 abruptly changed the form of school relationships, disrupting daily meetings between teachers and students. This disrupt undoubtedly affected the teaching and learning process, especially in Early Childhood Education which intimacy and affection are very important for development. In order to understand the processes elaborated by the teachers, exploring the awareness of the enthusiasms to face the virtual teaching and to deal with the desires of the students, metacognition was a chosen path. Thus, the present study was supported by metacognition studies based on Efklides' understanding, with the aim of investigating the metacognitive processes, challenges and changes experienced by Early Childhood Education teachers in the face of the Emergency Remote Teaching format during the pandemic caused by Covid-19. Therefore, a qualitative research approach was adopted as a methodology and a Focal Group as a data production technique with the participation of 6 (six) teachers of Early Childhood Education from the public school who worked in the years 2020 and 2021. Analyses of data were performed under Discursive Textual Analysis, which after treatment, organization and interpretation generated the following categories: Relationship between technology and teacher training; Challenges and learning; Feelings and affections: it was not just about teaching, it was also about me – The teacher; and The relationship between the virtual environment/change in school routine and maintenance of affectivity. The results showed that in order to guarantee teaching during the pandemic, as teachers, in addition to using and evaluating their own knowledge repertoire, they also needed to acquire new knowledge from various metacognitive experiences, including both cognitive aspects and specific knowledge tasks and judgments of learning regarding the affective aspects, specifically feelings of difficulty, believed to be effort and correct solutions, as the unpredictability and little mastery of digital resources bring with them challenges to be overcome, for a new didactic set for the teacher.

Orientador(a)
Dr. Francisco, Welington.
Banca Examinadora
Dr.ª Rosa, Cleci Teresinha Werner da.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Palavras-chave
Docência.
Educação infantil.
Metacognição.
Habilidades metacognitivas.
Experiências metacognitivas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
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