Desenvolvimento de material didático digital sobre infecções sexualmente transmissíveis para a promoção da saúde na escola

Desenvolvimento de material didático digital sobre infecções sexualmente transmissíveis para a promoção da saúde na escola

Autor(a)
Albuquerque, Neuza Loíse Nunes.
<neusaloise9@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
09/08/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
74
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

No período da adolescência, entre 10 a 24 anos, inicia-se a vida sexual. Fase de vulnerabilidade para o contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) causadas por agentes etiológicos como bactérias, parasitas, fungos ou leveduras e vírus. No Brasil, os casos estão aumentando entre a população jovem e esse número de casos entre os adolescentes tende a aumentar, pois é recorrente a falta de informação que são transmitidas doenças no ato sexual, além disso, a baixa utilização de preservativos também é uma realidade. Com isso, a escola tem papel fundamental em auxiliar os adolescentes, principalmente os mais vulneráveis, com a elaboração de ações educativas que visem à promoção da saúde escolar. Mas, para trabalhar com a temática em sala de aula é necessário materiais didáticos, porém a carência de material didático sobre as ISTs é grande. Diante disso, esse estudo propôs analisar o conhecimento sobre ISTs de estudantes de escolas públicas de Arapiraca - AL visando a elaboração de material didático digital. Realizou-se uma pesquisa exploratória com cunho descritivo e metodológico, de abordagem qualitativa realizada no período de setembro de 2022 a junho de 2023. Essa pesquisa foi dividida em três etapas: a percepção sobre as IST entre estudantes de escolas públicas, elaboração de material educativo digital e revisão do material didático produzido. A pesquisa contou com duas escolas públicas de Ensino Fundamental (EF) II entre as séries 8o e 9o ano e Ensino Médio (EM) entre as séries do 1o ao 3o ano no município de Arapiraca - AL com o total de 239 estudantes participantes. Destes, 137 (57,3%) estudantes foram do sexo feminino, os quais 63 (52,9%) fazem parte do EF e 74 (61,6%) do EM, 102 (42,6%) dos estudantes foram do sexo masculino, os quais 56 (47%) são do EF e 46 do EM. Sobre a idade dos estudantes está entre 13 a 19 anos. Os estudantes de EF e EM não julgaram possuir nível de entendimento satisfatório sobre as ISTs, uma vez que de 239 alunos investigados, apenas 35 (14,6%) estudantes julgaram ter o conhecimento alto e muito alto sobre a temática, ou seja, pequena parcela dos alunos considera ter um conhecimento suficiente e isso acarreta na necessidade de conhecer. Para iniciar a construção das cartilhas, em primeiro plano foi observado, com base nos perfis dos estudantes, quais elementos foram identificados que auxiliassem na formalização do roteiro do material digital. Assim, foram produzidas duas cartilhas pelo aplicativo canva, intituladas “InSTrua-se, jovem!”, sendo divididas em dois temas. Após a revisão feita por colaboradoras científicas, foram destacados e solicitados alguns ajustes para complementar e incluir melhorias nas cartilhas. Com a realização desse trabalho, dentro de diversos aspectos, foi possível observar e filtrar qual o nível de conhecimentos que alunos de EF e EM de escolas públicas, o qual se mostrou baixo. Portanto, considera-se que as cartilhas digitais produzidas têm potencial de ser uma ferramenta facilitadora na educação básica, pois possuem um embasamento favorável à exploração da temática e são muito interativas com imagens e textos que conversam com a faixa etária do alunado do EF e EM.

Abstract

In adolescence, between 10 and 24 years old, sexual life begins. Vulnerability phase for the transmission of Sexually Transmitted Infections (STIs) caused by etiological agents such as bacteria, parasites, fungi or yeasts and viruses. In Brazil, cases are increasing among the young population and this number of cases among adolescents tends to increase, as there is a recurrent lack of information that diseases are transmitted during sexual intercourse, in addition, the low use of condoms is also a reality. . With this, the school plays a fundamental role in helping adolescents, especially the most vulnerable, with the development of educational actions aimed at promoting school health. But, to work with the theme in the classroom, teaching materials are needed, but the lack of teaching material on STIs is great. Therefore, this study proposed to analyze the knowledge about STIs of students from public schools in Arapiraca - AL, aiming at the elaboration of digital didactic material. An exploratory research was carried out with a descriptive and methodological nature, with a qualitative approach, carried out from September 2022 to June 2023. This research was divided into three stages: the perception of STIs among public school students, development of educational material digital and review of the didactic material produced. The research included two public schools of Elementary Education (EF) II between the 8th and 9th grades and High School (EM) between the 1st and 3rd grades in the municipality of Arapiraca - AL with a total of 239 participating students. Of these, 137 (57.3%) students were female, of which 63 (52.9%) are part of the EF and 74 (61.6%) of the EM, 102 (42.6%) of the students were from the male, of which 56 (47%) are from the EF and 46 from the EM. About the age of students is between 13 to 19 years old. PE and EM students did not believe they had a satisfactory level of understanding about STIs, since of the 239 students investigated, only 35 (14.6%) students judged their knowledge to be high and very high on the subject, i.e., little A portion of the students considers that they have sufficient knowledge and this leads to the need to know. To start the construction of the booklets, in the foreground it was observed, based on the profiles of the students, which elements were identified that would help in the formalization of the script of the digital material. Thus, two booklets were produced using the canva application, entitled “InSTrue, young man!”, being divided into two themes. After the review by scientific collaborators, some adjustments were highlighted and requested to complement and include improvements in the booklets. With the accomplishment of this work, within several aspects, it was possible to observe and filter the level of knowledge that students of PE and EM of public schools, which proved to be low. Therefore, it is considered that the digital booklets produced have the potential to be a facilitating tool in basic education, as they have a favorable basis for exploring the theme and are very interactive with images and texts that speak to the age group of EF and EM students. 

Orientador(a)
Dr.ª Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo.
Banca Examinadora
Ma. Farias, Maria Betânia Monteiro de.
Ma. Brito, Maria Dias .
Palavras-chave
Saúde - Práticas educativas.
Formação docente .
Estratégia educativa.
Produtos educacionais.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
217
Observações


Não foi possível exibir o PDF