Métodos para resolução de problemas probabilísticos no Ensino médio
Métodos para resolução de problemas probabilísticos no Ensino médio
<alison.silva@arapiraca.ufal.br>
A presente monografia tem como objetivo investigar os métodos de resolução de problemas probabilísticos nas aulas de matemática no Ensino Médio e discutir sobre métodos alternativos para resolução desse tipo de problema e de problemas matemáticos no geral. Para a execução dos objetivos do referido trabalho foi desenvolvido um questionário para a obtenção de dados referentes aos alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Álvaro Paes, localizada no centro do município de Coité do Nóia-AL. Além disso, foi realizado um acompanhamento de algumas aulas presenciais a fim de verificar a metodologia de ensino utilizada pelo professor e uma intervenção em sala de aula para averiguar o desempenho dos alunos na prática. O referencial teórico contempla discussões acerca da metodologia de resolução de problemas, metodologias alternativas, aprendizagem significativa e sobre a importância da probabilidade no cotidiano e na escola. Espera-se que esta pesquisa conduza os professores de matemática a refletirem sobre o uso da metodologia da resolução de problemas e de metodologias alternativas como complementação ao ensino que já é ofertado, visando a aprendizagem significativa do aluno.
This monograph aims to investigate the methods of solving probabilistic problems in high school mathematics classes and discuss alternative methods for solving this type of problem and mathematical problems in general. For the execution of the objectives of the mentioned work, a questionnaire was developed to obtain data referring to the students of a class of the 2nd year of High School at the Álvaro Paes State School, located in the center of the municipality of Coité do Nóia-AL. In addition, a follow-up of some face-to-face classes was carried out in order to verify the teaching methodology used by the teacher and an intervention in the classroom to verify the performance of the students in practice. The theoretical framework includes discussions about problem solving methodology, alternative methodologies, meaningful learning and the importance of probability in everyday life and at school. It is expected that this research leads mathematics teachers to reflect on the use of problem solving methodology and alternative methodologies as a complement to the teaching that is already offered, aiming at meaningful student learning.
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Ensino médio.
Resolução de problemas.
Probabilidade.