Avaliação social da concordância verbal com haver existencial no contexto universitário do Agreste alagoano
Avaliação social da concordância verbal com haver existencial no contexto universitário do Agreste alagoano
<carolyna.alecio@arapiraca.ufal.br>
Neste trabalho, mensuramos as normas subjetivas de dois grupos de estudantes – estudantes do curso de Letras e estudantes de outros cursos de graduação – da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca quanto à concordância verbal com haver existencial. Especificamente, propomo-nos a identificar o significado social atribuído ao uso do verbo haver existencial na 3ª pessoa do plural, além de verificar qual a variante mais percebida entre os estudantes universitários e comparar a percepção dos dois grupos de estudantes no atinente ao uso pluralizado do verbo haver existencial. Para o desenvolvimento desta pesquisa, seguimos os princípios teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança Linguística (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006; LABOV, 2008), a partir do problema empírico da avaliação linguística. Os dados foram coletados por intermédio da aplicação de um questionário de atitudeslinguísticas, tomando por base os seguintes parâmetros de julgamento social: percepção do fenômeno variável, crença em relação ao próprio uso linguístico, avaliação social do verbo haver existencial na 3ª pessoa do plural, percepção do fator regional, do nível de estudo, da situação de comunicação e do preconceito linguístico. Em termos metodológicos, este estudo apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciam que o verbo haver existencial na 3ª pessoa do singular é percebido como de maior frequência na comunidade, enquanto o verbo haver existencial na 3ª pessoa do plural é avaliado de forma positiva pelos dois grupos de estudantes universitários,sendo mais associado ao nível de estudo dos falantes e à situação comunicativa, o que pode revelar que estamos diante de um marcador linguístico positivo, conforme Labov (2008).
In this paper, we measured the subjective norms of two groups of students – students of the Portuguese Language course and students of other undergraduate courses – of the Federal University of Alagoas – Campus Arapiraca regarding verbal agreement with “haver” existential. Specifically, we propose to identify the social meaning attributed to the use of the verb “haver” existential in the 3rd person plural, in addition to verifying which is the most perceived variant among university students and comparing the perception of the two groups of students regarding the pluralized use of the verb “haver” existential. For the development of this research, we followed the theoretical-methodological principles of the Theory of Linguistic Variation and Change (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006; LABOV, 2008) based on the empirical problem of linguistic evaluation. Data were collected through the application of a linguistic attitudes questionnaire based on the following parameters of social judgment: perception of the variable phenomenon, belief in one's own linguistic usage, social evaluation of the verb to “haver” existential in the 3rd person plural, perception of the regional factor, the level of study, the situation of communication and linguistic prejudice. In methodological terms, this study presents a qualitative and quantitative approach. The results show that the verb “haver” existential in the 3rd person singular is perceived as more frequent in the community, while the verb “haver” existential in the 3rd person plural is evaluated positively by both groups of university students, being more associated with the level of study of the speakers and the communicative situation, which may reveal that we are facing a positive linguistic marker, according to Labov (2008).
Ma. Pelayes, Geicilayne Tavares .
Concordância verbal.
Linguística e línguas.