Brincar como experiência de cultura

Brincar como experiência de cultura

Autor(a)
Ferreira, Nathalia Silva.
<nathaliaslferreira250@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
04/08/2023
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
34
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar e compreender a relação entre o brincar e a cultura, explorando como o ato de brincar se configura como uma experiência cultural significativa para as crianças. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica abrangente, envolvendo estudos sobre brincar, cultura e desenvolvimento infantil. O brincar está intrinsecamente ligado à cultura, sendo uma forma de as crianças interagirem com as tradições, os valores e os costumes de sua comunidade. Por meio das brincadeiras, as crianças apropriam-se de elementos culturais, construindo sua identidade e se inserindo no contexto social. Por fim, o estudo ressalta a importância de valorizar e promover o brincar como experiência de cultura nas práticas educativas. Educadores, pais e sociedade em geral devem ser encorajados a reconhecer a relevância do brincar como uma atividade fundamental no desenvolvimento infantil, proporcionando um ambiente propício para a vivência de diferentes manifestações culturais e o fortalecimento das identidades individuaise coletivas.

Abstract

This work intends to investigate and understand the relations between play and culture, exploring how the act of playing is configured as a significant cultural experience for children. This study was based on a comprehensive literature review, involving studies on play, culture and child development. The play is intrinsically linked to culture, being a way for children to interact with the traditions, values and customs of their community. Through the play, children appropriate cultural elements, building their identity and inserting themselves in the social context. Finally, the study emphasizes the importance of valuing and promoting play as a cultural experience in educational practices. Educators, parents and society in general should be encouraged to recognize the importance of playing as a fundamental activity in child development, providing an environment conducive to experiencing different cultural manifestations and strengthening individual and collective identities.

Orientador(a)
Dr. Pereira, Fábio Hoffmann.
Banca Examinadora
Ma. Almeida, Cláudia Cristina Rêgo.
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Palavras-chave
Desenvolvimento infantil.
Educação.
Cultura.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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