Abraço Azul: proposta de um centro de assistência para crianças com transtorno do espectro autista em Arapiraca - AL
Abraço Azul: proposta de um centro de assistência para crianças com transtorno do espectro autista em Arapiraca - AL
<larissa.guerra@delmiro.ufal.br>
O presente trabalho propôs o projeto arquitetônico de um centro especializado para crianças com autismo, na cidade de Arapiraca, no estado de Alagoas, com base nos princípios da neuroarquitetura. Os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão bibliográfica, estudo de projetos de referência e pesquisa remota. A neuroarquitetura, que combina os conhecimentos da neurociência e da arquitetura, foi utilizada no intuito de criar espaços que atendam às necessidades sensoriais e cognitivas das crianças com autismo, promovendo seu bem-estar e qualidade de vida. Neste contexto, o centro proposto visou oferecer um ambiente acolhedor e funcional, considerando aspectos como a iluminação natural, o controle do ruído, o uso adequado de cores e materiais, além da integração com a natureza. O planejamento espacial foi cuidadosamente elaborado, levando em conta a distribuição das áreas e sua funcionalidade, e buscou-se proporcionar espaços adaptados para atividades clínicas, terapêuticas, recreativas e sociais. A atenção ao controle sensorial e ambiental foi essencial, incluindo isolamento acústico, cores suaves e iluminação adequada para criar um ambiente tranquilo e estimulante. Detalhes arquitetônicos específicos foram considerados, como a escolha de materiais adequados, mobiliário ergonômico e elementos visuais e táteis para promover a interação e desenvolvimento das crianças. Ao final, o projeto destacou a importância de uma abordagem consciente e inclusiva na arquitetura, a fim de proporcionar um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento das crianças com o transtorno de espectro autista.
The present work proposed the architectural design of a specialized center for children with autism in the city of Arapiraca, in the state of Alagoas, based on the principles of neuroarchitecture. The methodological procedures adopted included literature review, study of reference projects, and remote search. Neuroarchitecture, which combines knowledge from neuroscience and architecture, was used with the aim of creating spaces that meet the sensory and cognitive needs of children with autism, promoting their well-being and quality of life. In this context, the proposed center aimed to provide a welcoming and functional environment, considering aspects such as natural lighting, noise control, the proper use of colors and materials, as well as integration with nature. Spatial planning was carefully developed, taking into account the distribution of areas and their functionality, and efforts were made to provide adapted spaces for clinical, therapeutic, recreational, and social activities. Attention to sensory and environmental control was essential, including soundproofing, soft colors, and proper lighting to create a peaceful and stimulating environment. Specific architectural details were considered, such as the choice of appropriate materials, ergonomic furniture, and visual and tactile elements to promote interaction and the development of children. In the end, the project highlighted the importance of a conscious and inclusive approach in architecture in order to provide a safe and conducive environment for the development of children with autism spectrum disorder.
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Souza, Isabel França de.
Neuroarquitetura .
Centro especializado - Projeto arquitetônico.
Crianças autistas.