O professor pesquisador de geografia e o espaço escolar: uma análise em uma escola pública do estado de Alagoas

O professor pesquisador de geografia e o espaço escolar: uma análise em uma escola pública do estado de Alagoas

Autor(a)
Silva, Pedro Alan Miguel da.
<pedroalanmiguel123@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
19/08/2023
Curso/Outros
Geografia (EaD)
Número de folhas
21
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre o professor pesquisador de geografia e o espaço escolar em uma escola pública do Estado de Alagoas, considerando a pesquisa de fundamental importância no processo de formação docente. É uma pesquisa bibliográfica, a qual, concentra-se em investigações teóricas buscando referências em teóricos apresentados no corpo do texto e práticas mostrando a realidade de uma professora de Geografia de uma escola pública a fim de auxiliar o docente na compreensão dos problemas existentes na realidade cotidiana escolar. A pesquisa está ancorada nos estudos de Bortoni-Ricardo (2008), Callai (2010), Delors (2005), Perrenoud (2014), entre outros. Desse modo, compreende-se sobre o professor pesquisador aquele que extrai do objeto de estudo informações importantes para desenvolvê-lo dentro de sua pesquisa, sendo necessário que o mesmo, busque produções na sua área de conhecimento, refletindo a própria prática e motivando as novas investigações. É através da pesquisa que o professor faz uma leitura de mundo, instigando o aluno para um entendimento que pode transformar o espaço geográfico.

Abstract

This article aims to present an analysis of the geography researcher teacher and the school space in a public school in the state of Alagoas, considering research of fundamental importance in the teacher training process. It is a bibliographical research, which focuses on theoretical investigations, seeking references in theorists presented in the body of the text and practices showing the reality of a Geography teacher in a public school in order to help the teacher in understanding the problems that exist in reality. school everyday. The research is anchored in studies by Bortoni- Ricardo (2008), Callai (2010/2011), Delors (2005), Perrenoud (2014), among others. In this way, it is understood about the research professor the one who extracts important information from the object of study to develop it within his research, being necessary that he seeks productions in his area of knowledge, reflecting his own practice and motivating the new ones investigations. It is through research that the teacher makes a reading of the world, instigating the student to an understanding that can transform the geographic space.

Orientador(a)
Dr. Pinto, Kinsey Santos.
Banca Examinadora
Ma. Almeida, Adriana Valença de.
Me. Silva, Genisson Panta da.
Palavras-chave
Ambiente escolar.
Geografia - Estudo e ensino.
Geografia - Pesquisa.
Professores de geografia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
354
Observações


Não foi possível exibir o PDF