Relato de formação e atuação pedagógica como arte educador

Relato de formação e atuação pedagógica como arte educador

Autor(a)
Nascimento, José Carlos Barbosa.
<profcarlos.arte@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
15/08/2023
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
43
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Neste trabalho são abordadas algumas reflexões sobre a formação docente do professor de arte educação para os anos iniciais do ensino fundamental, que se intitula Relato de Formação e Atuação Pedagógica como Arte educador. O objetivo de analisar os relatos autobiográficos sobre práticas de ensino de Arte nos anos iniciais. A partir desta pesquisa busca-se evidenciar a importância da formação pedagógica na concepção de arte educação para um ensino arte de qualidade voltado para anos iniciais do ensino fundamental, tal como a sua contribuição para o desenvolvimento integral das crianças, com responsabilidade dentro dos limites cabíveis ao papel de Arte educador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem metodológica autobiográfica fundamentada na seguinte base tórica: as autoras Barbosa (2002, 2008 e 2010), Ferraz e Fusari (2010), Iavelberg (2003), Machado (2017), Gesser (2018) e os autores Saviani (2003), Couto (2000), Almeida (2017) entre outros. Após realizar reflexões sobre a prática docente como Arte Educador cotejadas pelos referenciais teóricos elencados, como resultado, fica clara a necessidade de formação constante, assim como uma auto analise das práticas em sala de aula, para assim reavaliar o olhar voltado às necessidades momentâneas das crianças, assim como a evolução de habilidades mais perceptíveis, bem como outras a serem descobertas e desenvolvidas.

Abstract

In this work, some reflections are addressed regarding the teacher training of art educators for the early years of elementary education, titled "Narrative of Training and Pedagogical Practice as an Art Educator." The objective is to analyze autobiographical accounts of teaching practices in Art for the early years. Through this research, we seek to highlight the importance of pedagogical training in the conception of art education for quality art instruction in the early years of elementary education, as well as its contribution to the holistic development of children, with responsibility within the appropriate boundaries of the role of an Art Educator. This is a qualitative research with an autobiographical methodological approach based on the following theoretical foundations: authors Barbosa (2002, 2008, and 2010), Ferraz and Fusari (2010), Iavelberg (2003), Machado (2017), Gesser (2018), and authors Saviani (2003), Couto (2000), Almeida (2017), among others. After reflecting on the teaching practice as an Art Educator in light of the mentioned theoretical references, it becomes evident that there is a need for ongoing training and self-analysis of classroom practices. This is essential to reassess the focus on the momentary needs of the children, as well as the development of more noticeable skills and the exploration of others yet to be discovered and nurtured.

Orientador(a)
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Banca Examinadora
Dr.ª Amorim, Maria Gorete Rodrigues de.
Guedes, Nardel de Almeida.
Palavras-chave
Formação de professores .
Educação.
Ensino fundamental.
Arte educação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
192
Observações


Não foi possível exibir o PDF