A gestão escolar em tempos de COVID-19: elementos reflexivos para o processo de formação de pedagogos e pedagogas

A gestão escolar em tempos de COVID-19: elementos reflexivos para o processo de formação de pedagogos e pedagogas

Autor(a)
Brito, Rosane Maria Cavalcante de.
<rosanetim2009@hotmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
23/05/2023
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
15
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem por finalidade apresentar algumas reflexões sobre a importância de elementos extraídos de relatos de gestores escolares, relativos às dificuldades vivenciadas para a organização e a gestão do processo de ensino-aprendizagem em escolas municipais do ensino fundamental de Arapiraca (AL), no período mais crítico de enfrentamento da pandemia da Covid-19, para o processo formativo de pedagogos e pedagogas. A pesquisa teve como objetivo geral identificar elementos reflexivos para o processo de formação de pedagogos e pedagogas, em relatos de experiências de gestores escolares que atuaram na organização do trabalho escolar em tempos de Covid-19. E como objetivos específicos: destacar as principais dificuldades relatadas por gestores escolares para a organização do ensino em período de isolamento social; descrever de que modo a gestão escolar enfrentou o isolamento social e a necessidade da continuidade das aulas; refletir sobre elementos encontrados nas medidas tomadas para a continuidade do trabalho escolar, em tempos de pandemia, que possam contribuir para a formação de pedagogos e pedagogas. Para a execução deste trabalho, a metodologia consistiu em estudo bibliográfico sobre o papel da gestão escolar (PARO, 2016) e o papel assumido em tempos de pandemia (PERES, 2020; FREIRE; DIÓGENES, 2020). Também se fez uso da análise reflexiva de elementos extraídos de relatos de experiências de gestores escolares sobre o papel desempenhado na escola em circunstâncias de enfrentamento da pandemia do Covid-19, quando foi decretado o isolamento social. A importância da pesquisa se encontra nos elementos que os depoimentos revelaram: a relação e a interação escola-família e a gestão numa perspectiva participativa.

Abstract

The present paper has the purpose present some reflection about the importance of elements extracted of the reports of school’s managers relative to the difficulties experienced in organizing and managing the teaching-learning process in elementary school in Arapiraca, AL, in the most critical period of facing the COVID-19 pandemic to the formative process of pedagogues. The research had the general objective to identifying the reflective elements to the pedagogue’s formation, in experience reports of school’s managers who acted in the school work during the COVID-19 period. And the specific objective: highlight the main difficulties reported by school managers in organizing teaching during a period of social isolation describe how school management faced social isolationand the need to continue classes; reflect about elements found in the measures taken to continue school work, in pandemic times, that can contribute to the pedagogue’s formation. To the paper realization, the methodology consisted in a bibliographic study about school manager (PARO, 2016) and the role assumed in pandemic time (PERES, 2020; FREIRE; DIÓGENES, 2020) it also made use of reflective analysis of elements extracted from report of school manager’s experience bout the role played at school in circumstances of confronting the Covid-19 pandemic, when social isolation was decreed. The importance of the research lies in the elements that the statements revealed: the school-family relationship and interaction and management from a participatory perspective.

Orientador(a)
Dr.ª Amorim, Maria Gorete Rodrigues de.
Banca Examinadora
Dr.ª Brito, Maria Betânea Gomes da Silva.
Dr.ª Luis, Suzana Maria Barrios.
Palavras-chave
Gestão escolar.
Educação.
Ensino remoto.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
99
Observações


Não foi possível exibir o PDF