Metodologias ativas para um ensino dinâmico de Português

Metodologias ativas para um ensino dinâmico de Português

Autor(a)
Cordeiro, Maria Bianca Almeida.
<maria.bianca@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
15/09/2023
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
16
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação das metodologias ativas no ensino de Português, por serem estratégias de ensino que incentivam a participação ativa dos estudantes no processo educativo e promovem um ambiente de aprendizagem mais participativo, estimulante e significativo, em que os estudantes podem desenvolver habilidades para o uso da língua de forma prática e contextualizada. Este trabalho é de cunho qualitativo (Paiva, 2019), caracterizando-se como pesquisa-ação, tendo como fundamento autores Moran (2015, 2018), Diessel, Baldez e Martins (2017) e Libâneo (2001). Os sujeitos da pesquisa foram duas turmas do 9o ano de uma escola pública da rede municipal da cidade de Major Izidoro-AL, para as quais as aulas de Língua Portuguesa foram ministradas a partir de metodologias ativas, principalmente de gamificação, aprendizagem entre pares, rotação por estações, roda de leitura e discussão em grupo. O corpus do trabalho foi construído a partir de registros fotográficos, planos de aulas e anotações diárias. Como resultado, entendemos que a aplicação desta estratégia didática foi favorável, pois os estudantes tiveram bons resultados em provas externas em Língua Portuguesa.

Abstract

The present study aims to present the results of the application of active methodologies in teaching Portuguese, as they are teaching strategies that encourage the active participation of students in the educational process and promote a more participatory, stimulating, and meaningful learning environment in which students can develop skills to use the language in a practical and contextualized way. This work is of a qualitative nature (Paiva, 2019), characterized as action research, based on the authors Moran (2015, 2018), Diessel, Baldez and Martins (2017) and Libâneo (2001). The research subjects were two 9th grade classes from a public school in the municipal network in the city of Major Izidoro-AL, for which Portuguese language classes were taught using active methodologies, mainly gamification, peer learning, rotation by stations, reading circles, and group discussion. The corpus of work was constructed from photographic records, lesson plans and daily notes. As a result, we understand that the application of this teaching strategy was favorable, as students had good results in external tests in Portuguese.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Banca Examinadora
Dr. Guerra Júnior, Antonio Lemes.
Dr.ª Reis, Divanir Maria de Lima.
Palavras-chave
Metodologias ativas.
Língua portuguesa - Ensino.
Linguística e línguas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
852
Observações


Não foi possível exibir o PDF