Gênero e currículo na Educação infantil: uma análise bibliográfica em periódicos especializados entre 2010 e 2020

Gênero e currículo na Educação infantil: uma análise bibliográfica em periódicos especializados entre 2010 e 2020

Autor(a)
Oliveira, Julianny Barbosa de.
<a.juliannyoliveira@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
09/10/2023
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
22
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos: a). aproximar-se da produção bibliográfica recente em revistas especializadas que envolve a temática de gênero, sexualidade e diversidade no currículo e no cotidiano da educação infantil; b). definir linhas de pesquisa e perspectivas teóricas que orientam os estudos publicados sobre a temática; c). definir apontamentos e subsídios teóricos para o planejamento de currículos e de práticas cotidianas em instituições de Educação Infantil. A metodologia utilizou-se de recursos e procedimentos do estado da arte. Foi realizado levantamento bibliográfico sobre Gênero e Sexualidade no currículo e no cotidiano da Educação Infantil em sete periódicos acadêmicos previamente selecionados, e suas publicações no período de 2010 a 2020. As análises sugerem quatro grupos de temáticas: Interações entre/com crianças; Percepções de profissionais da Educação; Análise de políticas públicas e; Propostas/ percepções pedagógicas. Os resultados indicam que os trabalhos publicados nesses periódicos convergem para a ideia de que a escola desempenha um papel fundamental na formação da identidade de gênero e sexualidade, sendo crucial adotar uma abordagem inclusiva e decolonial em relação ao gênero para criar um ambiente educacional mais equitativo e democrático. A pesquisa indica, também, a relevância da formação continuada de professoras e professores para desempenhar um papel fundamental nesse processo.

Abstract

This work presents the results of a research that aimed to approach the recent bibliographical production in specialized magazines that involves the themes of gender, sexuality and diversity in the curriculum and daily life of early childhood education, define lines of research and theoretical perspectives that guide published studies on the subject and define theoretical notes and subsidies for planning curricula and daily practices in Early Childhood Education institutions. The methodology used state-of-the-art resources and procedures. A bibliographic survey was carried out on Gender and Sexuality in the curriculum and daily life of Early Childhood Education in seven previously selected academic journals, and their publications from 2010 to 2020. The analyzes suggest four groups of themes: Interactions between/with children; Perceptions of Education professionals; Analysis of public policies and; Pedagogical proposals/perceptions. The results indicate that the works published in these journals converge on the idea that school plays a fundamental role in the formation of gender identity and sexuality, and that it is crucial to adopt an inclusive anddecolonial approach to gender to create a more equitable and educational environment. democratic. The research also indicates the relevance of continuing training for teachers to play a fundamental role in this process.

Orientador(a)
Dr. Pereira, Fábio Hoffmann.
Banca Examinadora
Dr. De Angelo, Adilson.
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Palavras-chave
Sexualidade.
Formação de professores .
Identidade de gênero.
Educação.
Educação infantil.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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