Química no Ensino fundamental II sob a luz dos conceitos neuroeducacionais por meio da aprendizagem básica em projetos

Química no Ensino fundamental II sob a luz dos conceitos neuroeducacionais por meio da aprendizagem básica em projetos

Autor(a)
Silva, Emanoelly Maria Bezerra da.
<emanoelly.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
12/09/2023
Curso/Outros
Química (EaD)
Número de folhas
57
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A neuroeducação é uma ciência multidisciplinar que envolve conhecimentos de neurociência, psicologia e educação. Os conceitos neuroeducacionais permitem que o professor alcance melhores resultados em sala de aula a partir da compreensão de como ocorre o processo de aprendizagem no cérebro, assim como fazer a escolha de metodologias eficazes. Contribuir para o ensino de Química, em específico o aplicado no ensino fundamental II, através do uso de conceitos neuroeducacionais para justificar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos como ferramenta para facilitação do processo de ensino e aprendizagem. Os meios técnicos investigativos para o embasamento teórico da pesquisa são de caráter bibliográfico, os artigos foram buscados nos bancos de dados da Scopus e do Google Acadêmico. Na Scopus, as palavras-chave utilizadas foram: Neuroeducação (primeiro termo) Aprendizagem baseado em projetos e Ensino de Química (segundo termo). No Google Acadêmico foi utilizado o termo neuroeducação e ensino de química, nas duas bases de dados foram utilizados para restringir a amplitude da pesquisa os filtros de idioma em português e data de criação entre 2018 a 2022. A partir da revisão de literatura, conclui-se que alguns fatores contribuem no processo de ensino e aprendizagem, por exemplo, o que está sendo apresentado para o aluno deve ter sentido e aplicação no cotidiano, contextualização ativa as sinapses por percepção e associação, desafios possíveis de alcançar contribuem para motivação e atenção, assim como as emoções estão vinculadas as formações de memória e as necessidades de sobrevivência humana estão intimamente ligadas ao processo de consolidação do conhecimento. Dessa forma, considerando os fatores neuroeducacionais apresentados, os mesmo proporcionarão aos alunos melhor compreensão dos conteúdos de química.  

Abstract

 Neuroeducation is a multidisciplinary science that involves knowledge of neuroscience, psychology and education. Neuroeducational concepts allow teachers to achieve better results in the classroom by understanding how the learning process takes place in the brain, as well as choosing effective methodologies. To contribute to the teaching of chemistry, specifically that applied in elementary school II, through the use of neuroeducational concepts to justify the Project-Based Learning methodology as a tool for facilitating the teaching and learning process. The technical means of investigation for the theoretical basis of the research are bibliographical in nature, and the articles were searched for in the Scopus and Google Scholar databases. In Scopus, the keywords used were: Neuroeducation (first term) Project-based learning and Chemistry teaching (second term). In Google Scholar, the terms neuroeducation and chemistry teaching were used. In both databases, the language filters in Portuguese and date of creation between 2018 and 2022 were used to restrict the scope of the search. From the literature review, it can be concluded that some factors contribute to the teaching and learning process, for example, what is being presented to the student must have meaning and application in everyday life, contextualization activates synapses through perception and association, achievable challenges contribute to motivation and attention, just as emotions are linked to memory formations and human survival needs are closely linked to the process of consolidating knowledge. Thus, considering the neuroeducational factors presented, they will provide students with a better understanding of chemistry content.


Orientador(a)
Dr.ª Silva, Monique Gabriella Ângelo da.
Banca Examinadora
Me. Oliveira, Luis Carlos Ferreira de.
Dr. Silva, Thiago Barros Correia da.
Palavras-chave
Metodologias ativas.
Ensino fundamental II.
Ensino de química.
Neuroeducação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
134
Observações


Não foi possível exibir o PDF