Análise de imagens referentes ao tema lixo nos livros didáticos de química do Ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro (PNLD) de 2018
Análise de imagens referentes ao tema lixo nos livros didáticos de química do Ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro (PNLD) de 2018
<reverson.silva@arapiraca.ufal.br>
O trabalho desenvolvido refere-se a uma investigação a respeito das imagens relacionadas com a temática “lixo” presentes nos livros didáticos de Química do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. O propósito foi analisar e avaliar o modo como essas imagens vêm sendo utilizadas pelos autores para a ilustração de tópicos relacionados com o tema “lixo”, um assunto de grande relevância presente na educação ambiental. O suporte teórico utilizado para a metodologia adotada na pesquisa foi baseado em dois trabalhos: a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Mayer (2001), que analisa o valor didático e a função pedagógica das imagens selecionadas, e as chamadas “etiquetas verbais”, descritas nos trabalhos de Perales e Jiménez (2002), que investiga a relação entre as imagens e os textos que nelas estão contidos, assim como sua função didática. Os resultados provenientes desse estudo demonstram as formas diversas que as imagens são utilizadas e apresentadas nas obras, onde nem sempre desempenham uma função didática, evidenciando que o uso dessa ferramenta pedagógica não é feito de forma correta e frequente, salientando a necessidade de que haja um cuidado maior com as relações que são estabelecidas entre imagem e texto para que operem como um recurso didático, tendo em vista o papel fundamental que desempenham no processo de ensino-aprendizagem e de produção do conhecimento.
The work carried out refers to na investigation into the images related to the theme “garbage” present in high school Chemistry textbooks approved by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. The objective was to analyze and evaluate how these images were used by the authors to illustrate issues related to the theme “garbage”, a subject of great cult present in environmental education. The theoretical support used for the methodology adopted in the research was based on two works: The Cognitive Theory of Multimedia Learning by Mayer (2001), which analyzes the didactic value and the pedagogical function of the selected images, and the so-called “verbal tags”, he described in the works of Perales and Jiménez (2002), who investigate the relationship between images and the texts they contain, as well as their didactic function. The results of this study demonstrate how different ways images are used and approved in works, where they do not always fulfill a didactic role, showing that the use of this pedagogical tool is not done correctly and frequently, highlighting the need for greater care with the relationships that are established between image and text so that they operate as a didactic resource, in view of the fundamental role they play in the teaching-learning process and knowledge production.
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Educação ambiental.
Ensino de química.