Reinventando-se: potências e desafios da atuação em psicologia escolar e educacional no Instituto Federal de Alagoas durante a pandemia de COVID-19

Reinventando-se: potências e desafios da atuação em psicologia escolar e educacional no Instituto Federal de Alagoas durante a pandemia de COVID-19

Autor(a)
Araújo, Millena Ferreira Torres de.
<millena.torres@outlook.com> Cavalcante, Vanessa Tenorio.
<vtvanessatenorio@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
14/09/2023
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
152
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

escolar, e na interação entre os sujeitos que a compõe. O distanciamento exigido como uma das principais medidas de prevenção ao contágio do vírus Sars-Cov-2, suscitou uma reconfiguração das atividades escolares, as quais passaram a acontecer de forma remota. Nas escolas, a Psicologia também é atuante e as/os psicólogas/os dessa área também tiveram o seu cotidiano e atuação profissional impactados e adaptados ao contexto remoto. Atualmente, as instituições escolares já retornaram às aulas presenciais e a Psicologia Escolar também participou dessa readaptação. Sendo assim, essa pesquisa objetivou conhecer como a diversidade de práticas da Psicologia Escolar, durante a pandemia de COVID-19, afetou as perspectivas de atuação profissional na transição do ensino remoto para o ensino presencial, especificamente no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). O estudo está embasado na Psicologia Histórico-Cultural proposta por Vygotsky, a qual contribuiu e contribui com a atuação de muitas/os psicólogas/os escolares, considerando os sujeitos a partir das dimensões social, cultural e interpessoal. Esse estudo foi realizado com 8 profissionais da Psicologia da Assistência Estudantil dos diversos campi do IFAL, e sua abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, a qual, através da entrevista semiestruturada, possibilitou o ponto de vista das/os participantes, de modo que os dados coletados foram analisados através da análise de conteúdo. Através dos resultados, pôde-se compreender melhor os contextos em que as/os psicólogas/os estavam inseridas/os e entender que a atuação de cada uma/um apresenta semelhanças e distinções entre elas/es e entre os períodos antes da pandemia, durante o ensino remoto e no retorno às aulas presenciais. Na época anterior à pandemia, foi observado que as questões escolares estavam mais ligadas ao cotidiano e não eram tão afetadas por fenômenos como os de uma pandemia. Compreendeu-se que as atividades realizadas antes, durante e após o ensino remoto estiveram baseadas na Política de Assistência Estudantil do IFAL, com adaptações necessárias a cada período. Foi percebido, ainda, que sempre existiram desafios na prática das/os psicólogas/os entrevistadas/os, porém a pandemia exigiu uma reinvenção da atuação e elas/es atuaram conforme suas condições pessoais e profissionais. Pôde-se observar também que as demandas, durante o período de ensino remoto e no retorno às aulas presenciais, foram agravadas em quantidade e em intensidade, requisitando ainda mais o aumento do quadro de psicólogas/os e um olhar atento à saúde delas/es. Além disso, foi compreendido que o trabalho em equipe na Assistência Estudantil e no Grupo de Psicologia do IFAL é essencial para a atuação de cada profissional e para a instituição no geral. Sobre as perspectivas futuras, dentre muitos pontos importantes, observou-se os aprendizados do período de pandemia à vida e à profissão das/os psicólogas/os entrevistadas/os. Sendo assim, esse estudo proporcionou reflexões sobre a atuação dessas/es profissionais durante a pandemia de COVID-19, bem como trouxe elementos anteriores a esse período e também perspectivas futuras, o que torna a pesquisa pertinente e de extrema importância à Psicologia Escolar e Educacional, sobretudo no estado de Alagoas.

Abstract

The COVID-19 pandemic has impacted and generated changes in various spheres of society, including schools, and in the interaction between the people who make them up. The distancing required as one of the main measures to prevent the spread of the SARS-CoV-2 virus has led to a reconfiguration of school activities, which are now taking place remotely. Psychology is also active in schools and psychologists in this field have also had their daily lives and professional activities impacted and adapted to the remote context. Currently, schools have returned to face-to-face classes and School Psychology has also taken part in this readaptation. Therefore, this research aimed to find out how the diversity of School Psychology practices, during the COVID-19 pandemic, affected the perspectives of professional practice in the transition from remote to face-to-face teaching, specifically at the Federal Institute of Alagoas (IFAL). The study is based on the Historical-Cultural Psychology proposed by Vygotsky, which has contributed to the work of many school psychologists, considering subjects from the social, cultural and interpersonal dimensions. This study was carried out with 8 Student Assistance Psychology professionals from the various IFAL campuses, and its methodological approach was qualitative research, which, through the semi-structured interview, enabled the participants' point of view, so that the data collected were analyzed through content analysis. Through the results, it was possible to better understand the contexts in which the psychologists were inserted and to understand that the work of each of them has similarities and distinctions between them and between the periods before the pandemic, during remote teaching and when they returned to face-to-face classes. In the period before the pandemic, it was observed that school issues were more linked to everyday life and were not as affected by phenomena such as a pandemic. It was understood that the activities carried out before, during and after remote education were based on IFAL's Student Assistance Policy, with the necessary adaptations for each period. It was also noted that there have always been challenges in the practice of the psychologists interviewed, but the pandemic required a reinvention of their work and they acted according to their personal and professional conditions. It was also observed that the demands, during the period of remote teaching and upon returning to face-to-face classes, were aggravated in quantity and intensity, further requiring an increase in the number of psychologists and a close look at their health. In addition, it was understood that teamwork in Student Assistance and the IFAL Psychology Group is essential for the work of each professional and for the institution as a whole. With regard to future prospects, among many important points, the lessons learned from the pandemic period were observed in the lives and professions of the psychologists interviewed. Thus, this study provided reflections on the performance of these professionals during the COVID-19 pandemic, as well as brought elements prior to this period and also future perspectives, which makes the research pertinent and extremely important to School and Educational Psychology, especially in the state of Alagoas.

Orientador(a)
Dr. Santos, Antonio César de Holanda.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Lucas Pereira da.
Gomes, Lucélia Maria Lima da Silva.
Palavras-chave
Psicologia educacional .
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IF-AL).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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