O ensino de geografia na educação de jovens e adultos: uma análise crítica das metodologias de ensino
O ensino de geografia na educação de jovens e adultos: uma análise crítica das metodologias de ensino
<cesarxinha12@gmail.com>
Este trabalho trata do ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O interesse pelo tema surgiu a partir das experiências de estágio em EJA e das disciplinas de Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1 e 2. Neste sentido, o mesmo partiu da seguinte indagação: Qual metodologia de ensino tem prevalecido nas aulas de Geografia na EJA? Já o objetivo geral foi verificar a/as metodologia/s de ensino utilizada/s nas aulas de caso em uma turma de EJA. A metodologia utilizada foi estudo bibliográfico e estudo de campo em uma instituição Pública Municipal de Ensino na cidade de Craíbas-AL. O estudo possibilitou a contextualização da constituição do direito à educação dos jovens e adultos; a refletirmos sobre o ensino de Geografia e a Geografia na EJA; e o relato e análise das aulas de Geografia observadas. Constatamos que o ensino de Geografia se faz presente na EJA, mas que é preciso ressignificar as metodologias adotadas, de maneira que os estudantes sejam considerados e motivados, através de práticas de ensino que promovam a problematização dos conteúdos trabalhados, relacionando à realidade dos estudantes e, principalmente, que o ensino de Geografia desenvolva o raciocínio geográfico dos estudantes.
This work deals with the teaching of Geography in Youth and Adult Education (EJA). The interest in the theme arose from the experiences of internship in EJA and the disciplines of Knowledge and Methodologies of Geography Teaching 1 and 2. In this sense, it started from the following question: Which teaching methodology has prevailed in Geography classes at EJA? The general objective was to verify the teaching methodology/s used in Geography classes in an EJA class. The methodology used was a bibliographic study and field study in a Municipal Public Teaching Institution in the city of Craíbas-AL. The study made it possible to contextualize the constitution of the right to education of young people and adults; to reflect on the teaching of Geography and Geography at EJA; and the report and analysis of the Geography classes observed. We found that the teaching of Geography is present in EJA, but that it is necessary to re-signify the methodologies adopted, so that students are considered and motivated, through teaching practices that promote the problematization of the contents worked, relating to the reality of the students and, mainly, that the teaching of Geography develops the geographical reasoning of students.
Me. Araújo, Welber Angelo de.
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ensino de geografia.