O ensino de geografia na educação de jovens e adultos: uma análise crítica das metodologias de ensino

O ensino de geografia na educação de jovens e adultos: uma análise crítica das metodologias de ensino

Autor(a)
Silva, César Ferreira da.
<cesarxinha12@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
19/05/2023
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
25
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho trata do ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O interesse pelo tema surgiu a partir das experiências de estágio em EJA e das disciplinas de Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1 e 2. Neste sentido, o mesmo partiu da seguinte indagação: Qual metodologia de ensino tem prevalecido nas aulas de Geografia na EJA? Já o objetivo geral foi verificar a/as metodologia/s de ensino utilizada/s nas aulas de caso em uma turma de EJA. A metodologia utilizada foi estudo bibliográfico e estudo de campo em uma instituição Pública Municipal de Ensino na cidade de Craíbas-AL. O estudo possibilitou a contextualização da constituição do direito à educação dos jovens e adultos; a refletirmos sobre o ensino de Geografia e a Geografia na EJA; e o relato e análise das aulas de Geografia observadas. Constatamos que o ensino de Geografia se faz presente na EJA, mas que é preciso ressignificar as metodologias adotadas, de maneira que os estudantes sejam considerados e motivados, através de práticas de ensino que promovam a problematização dos conteúdos trabalhados, relacionando à realidade dos estudantes e, principalmente, que o ensino de Geografia desenvolva o raciocínio geográfico dos estudantes.

Abstract

This work deals with the teaching of Geography in Youth and Adult Education (EJA). The interest in the theme arose from the experiences of internship in EJA and the disciplines of Knowledge and Methodologies of Geography Teaching 1 and 2. In this sense, it started from the following question: Which teaching methodology has prevailed in Geography classes at EJA? The general objective was to verify the teaching methodology/s used in Geography classes in an EJA class. The methodology used was a bibliographic study and field study in a Municipal Public Teaching Institution in the city of Craíbas-AL. The study made it possible to contextualize the constitution of the right to education of young people and adults; to reflect on the teaching of Geography and Geography at EJA; and the report and analysis of the Geography classes observed. We found that the teaching of Geography is present in EJA, but that it is necessary to re-signify the methodologies adopted, so that students are considered and motivated, through teaching practices that promote the problematization of the contents worked, relating to the reality of the students and, mainly, that the teaching of Geography develops the geographical reasoning of students.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Jane Marinho da.
Banca Examinadora
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Me. Araújo, Welber Angelo de.
Palavras-chave
Educação.
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ensino de geografia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
167
Observações


Não foi possível exibir o PDF