Estratégias de humanização hospitalar durante a pandemia da COVID-19 no Brasil e a atuação da psicologia nesse cenário

Estratégias de humanização hospitalar durante a pandemia da COVID-19 no Brasil e a atuação da psicologia nesse cenário

Autor(a)
Araújo, Aline Sousa de.
<aline.sousa@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
24/10/2023
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
91
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Essa pesquisa buscou discutir as estratégias de humanização utilizadas e/ou formuladas pelas equipes multiprofissionais dos hospitais durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Foi estruturada e embasada sob a justificativa de que, nesse período de restrições e necessidade de distanciamento social, a hospitalização tornou-se ainda mais dolorosa, tanto pelo contexto vivenciado, como também pelas condições impostas. Para isso, escolhemos como referencial teórico autores que discutem sobre humanização e Psicologia Hospitalar, tendo como objetivo geral: identificar as estratégias de humanização hospitalar utilizadas durante a pandemia da Covid-19 no Brasil e refletir sobre a atuação da Psicologia nesse contexto; e como objetivos específicos: 1. Apresentar o panorama da pandemia da Covid-19 no Brasil e os seus impactos no processo de internação hospitalar; 2. Descrever as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH); 3. Conhecer as possibilidades de intervenção da Psicologia Hospitalar junto à tríade (paciente, família e equipe); e 4. Relacionar as estratégias de humanização hospitalar utilizadas durante a pandemia da Covid-19 no Brasil com as diretrizes da PNH. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e documental, a qual foi realizada em dois jornais virtuais, G1 (nacional) e TNH1 (regional, Alagoas), sendo selecionadas 5 notícias, de acordo com a sua relevância para a pesquisa, as quais abordam estratégias de humanização realizadas em hospitais brasileiros durante a pandemia da Covid-19. O método analítico elegido foi a análise de conteúdo de Laurence Bardin, por meio do qual foi possível identificar e elaborar sete subcategorias (estratégias de humanização) e quatro categorias de análise (nomeadas a partir das diretrizes da PNH), sendo elas: 1. Acolhimento; 2. Clínica ampliada e compartilhada; 3. Gestão participativa e cogestão; e 4. Ambiência. Sendo assim, nos resultados dessa pesquisa, discutimos as estratégias de humanização hospitalar que são mencionadas nas notícias analisadas: comunicação empática, mãozinha cirúrgica, musicoterapia, prontuário afetivo, visita por vídeo (virtual), visita por vidro e sessão de cinema. A partir disso, foi possível refletir sobre a importância dessas estratégias, relacionando-as com as diretrizes da PNH, a fim de melhorar a qualidade das relações e dos atendimentos ofertados numa tentativa de minimizar os sofrimentos gerados pelo ambiente hospitalar. Nesse cenário, destacamos a atuação da Psicologia como mediadora desses processos e também das relações que envolvem a tríade (paciente, família e equipe), sendo fundamental para garantir a prestação de um serviço humanizado.

Abstract

This research sought to discuss the humanization strategies used and/or formulated by multidisciplinary hospital teams during the Covid-19 pandemic in Brazil. It was structured and based on the justification that, in this period of restrictions and need for social distancing, hospitalization became even more painful, both due to the context experienced and also due to the conditions imposed. For this, we chose as a theoretical reference authors who discuss humanization and Hospital Psychology, with the general objective: to identify the hospital humanization strategies used during the Covid-19 pandemic in Brazil and reflect on the role of Psychology in this context; and as specific objectives: 1. Present the panorama of the Covid-19 pandemic in Brazil and its impacts on the hospital admission process; 2. Describe the guidelines of the National Humanization Policy (PNH); 3. Know the possibilities of intervention of Hospital Psychology with the triad (patient, family and team); and 4. Relate the hospital humanization strategies used during the Covid-19 pandemic in Brazil with the PNH guidelines. This is a qualitative, descriptive, exploratory and documentary research, which was carried out in two virtual newspapers, G1 (national) and TNH1 (regional, Alagoas), with 5 news items selected, according to their relevance to the research, which address humanization strategies carried out in Brazilian hospitals during the Covid-19 pandemic. The analytical method chosen was Laurence Bardin's content analysis, through which it was possible to identify and elaborate seven subcategories (humanization strategies) and four categories of analysis (named based on the PNH guidelines), namely: 1. Reception; 2. Expanded and shared clinic; 3. Participatory management and co-management; and 4. Ambience. Therefore, in the results of this research, we discuss the hospital humanization strategies that are mentioned in the news analyzed: empathetic communication, surgical help, music therapy, emotional records, video visits (virtual), visits through glass and cinema sessions. From this, it was possible to reflect on the importance of these strategies, relating them to the PNH guidelines, in order to improve the quality of relationships and care offered in an attempt to minimize the suffering generated by the hospital environment. In this scenario, we highlight the role of Psychology as a mediator of these processes and also of the relationships that involve the triad (patient, family and team), being fundamental to guarantee the provision of a humanized service.

Orientador(a)
Ma. Simião, Fernanda Cristina Nunes.
Banca Examinadora
Gomes, Emylia Anna Ferreira.
Maturano, Morgana Lúcio Santos de Magalhães.
Palavras-chave
Psicologia hospitalar.
Coronavírus - COVID-19 (Doença).
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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