Uso das tecnologias digitais por professores do ensino público durante a pandemia da COVID-19

Uso das tecnologias digitais por professores do ensino público durante a pandemia da COVID-19

Autor(a)
Silva, Maria Taniara Barbosa da.
<taniara.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
21/09/2023
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
17
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, as instituições de ensino tiveram que ajustar suas abordagens e a comunicação com os alunos em curto período de tempo. Essa realidade nos instigou a pesquisar como isso aconteceu e que práticas foram efetivadas por professores em suas aulas de Língua Portuguesa. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar uso de tecnologias digitais por oito professores da educação básica (anos finais do ensino fundamental e ensino médio) em suas práticas didáticas na modalidade remota durante o período de isolamento causado pela pandemia iniciada em 2019. Os docentes atuam em escolas do estado de Alagoas localizadas nos municípios de Água Branca, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa. Para compor o corpus, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário virtual no Google Forms, de caráter anônimo e voluntário, disponibilizado para acesso de professores de Língua Portuguesa da educação básica pública de Alagoas. A pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, sob as bases da Linguística Aplicada, tem como fundamento autores como Geraldi (2013), Antunes (2014), Coscarelli (2020), Buzen (2020) entre outros. Como resultados, observamos que o uso de tecnologias durante a pandemia foi um desafio a mais para professores e alunos e, especificamente em relação à Língua Portuguesa, mostrou que o trabalho em todos os eixos foi prejudicado.

Abstract

Due to the pandemic caused by the new coronavirus, educational institutions had to adjust their approaches and communication with students in a short period of time. This reality instigated us to research how this happened and what practices were carried out by teachers in their Portuguese language classes. In view of this, the present work has as its general objective to identify the use of digital technologies by eight basic education teachers (final years of elementary school and high school) in their didactic practices in the remote modality during the period of isolation caused by the pandemic that began in 2019. The teachers work in schools in the state of Alagoas located in the municipalities of Água Branca, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano and Lagoa da Canoa. To compose the corpus, we used as a data collection instrument a virtual questionnaire in Google Forms, anonymous and voluntary, made available for access by Portuguese language teachers of public basic education in Alagoas. The research, of a qualitative and interpretative character, under the basis of Applied linguistics is based on authors such as Geraldi (2013), Antunes (2014), Coscarelli (2020), and Buzen (2020), among others. As a result, we observed that the use of technologies during the pandemic was an additional challenge for teachers and students, and, specifically in relation to the Portuguese language, it showed that the work in all axes was impaired.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Banca Examinadora
Dr.ª Nantes, Eliza Adriana Sheuer.
Esp. Macedo, Wilcley Ferreira de.
Palavras-chave
Ensino remoto.
Tecnologias digitais.
Língua portuguesa - Aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
160
Observações


Não foi possível exibir o PDF