Saúde mental de alunos do ensino básico durante a pandemia: uma revisão integrativa
Saúde mental de alunos do ensino básico durante a pandemia: uma revisão integrativa
<rodolfo.rocha@arapiraca.ufal.br> Santos, Valter da Silva.
<valter.santos@arapiraca.ufal.br>
Tendo em vista que a pandemia da COVID-19 causou uma interrupção sem precedentes na educação em todo o mundo, incluindo o Brasil. O ensino básico compreende crianças e adolescentes num período crucial de desenvolvimento físico, emocional e social. Essa faixa etária pode ser particularmente vulnerável aos efeitos negativos das mudanças drásticas em suas rotinas, como o fechamento de escolas e a transição para o ensino remoto. O presente estudo teve por objetivo geral analisar de que maneira a pandemia da COVID-19 influenciou a saúde mental dos alunos do ensino básico no Brasil. Para tanto, foi necessário: a) indicar os principais fatores encontrados na literatura que levam ao adoecimento do aluno; b) descrever as possíveis consequências à saúde mental dos alunos, de acordo com as produções. Realizou-se, então, uma pesquisa de revisão integrativa, onde, após a busca nos principais bancos de dados, foram selecionadas 6 publicações para a análise. Diante disso, verificou-se que a privação do convívio na escola e demais espaços sociais foram apontados como principais fatores de adoecimento. A falta de rotina escolar parece ter ampliado o tempo de exposição à tela, ocasionando o aumento de sintomas de depressão e ansiedade. Observou-se ainda outros sentimentos negativos como tristeza, desânimo e insegurança emocional, além de desenvolverem problemas relacionados ao sono. Destacou-se também, a importância de oferecer suporte específico para os alunos do ensino básico durante os períodos de crise, como a pandemia, e promover sua saúde mental e emocional. Concluiu-se que esses resultados reforçam a necessidade de abordar e compreender os efeitos da pandemia no ambiente escolar e na sociedade. Constatou-se a importância de implementar políticas públicas e iniciativas educativas que visem à segurança emocional e ao bem-estar dos estudantes.
Given that the COVID-19 pandemic has caused an unprecedented disruption to education around the world, including Brazil. Basic education comprises children and adolescents in a crucial period of physical, emotional and social development. This age group can be particularly vulnerable to the negative effects of drastic changes in their routines, such as school closures and the transition to remote learning. The present study had the general objective of analyzing how the COVID-19 pandemic influenced the mental health of elementary school students in Brazil. Therefore, it was necessary: a) to indicate the main factors found in the literature that lead to the student's illness; b) describe the possible consequences for the students' mental health, according to the productions. An integrative review research was then carried out, where, after searching the main databases, 6 publications were selected for analysis. In view of this, it was found that the deprivation of living at school and other social spaces were identified as the main factors of illness, the lack of school routine seems to have increased the time of exposure to the screen, causing an increase in symptoms of depression and anxiety, and other negative feelings such as sadness, discouragement and emotional insecurity, in addition to developing sleep-related problems., where it was possible to conclude that these results reinforce the need to address and understand the effects of the pandemic on the school environment and society. It should also be highlighted the importance of offering specific support to primary school students during periods of crisis, such as the pandemic, and promoting their mental and emotional health. It is fundamental to implement public policies and educational initiatives aimed at the emotional safety and well-being of students.
Dr. Silva, Lucas Pereira da.
Política de educação - Brasil.
Pandemia - COVID-19 (Doença).