Uso da comunicação alternativa aumentativa como recurso para o desenvolvimento da linguagem de crianças com paralisia cerebral: uma revisão bibliográfica

Uso da comunicação alternativa aumentativa como recurso para o desenvolvimento da linguagem de crianças com paralisia cerebral: uma revisão bibliográfica

Autor(a)
Chagas, Elayce de Melo.
<elaycechagas@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
13/09/2023
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
59
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O presente estudo tem por objetivo compreender os usos da comunicação alternativa aumentativa no trabalho de crianças com paralisia cerebral conforme a literatura científica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo bibliográfica e que se baseia no arcabouço da Psicologia Histórico- cultural. A pesquisa foi realizada com base em artigos da plataforma digital Google Acadêmico em janeiro de 2023. Para a realização da pesquisa, foram utilizados os seguintes descritores: 1- comunicação alternativa e aumentativa + paralisia cerebral + reabilitação; 2-comunicação suplementar e aumentativa + paralisia cerebral + reabilitação e 3-caa + paralisia cerebral. Foram encontrados ao total 100 textos que se encaixavam no eixo geral da pesquisa e 27 textos foram utilizados na elaboração da pesquisa, pois abordavam discussões que contemplavam o objetivo da pesquisa. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, foram elaboradas quatro categorias: 1) Potencialidades: através dessa categoria podemos observar quais os objetivos do uso da CAA e também é possível encontrar evidências de sua eficácia quando bem utilizada. Assim, essa categoria se refere às possibilidades alcançadas ou pretendidas com o uso da CAA, ou seja, resultados e perspectivas. 2) Públicos: abrange os grupos ou pessoas a quem se destina a CAA, englobando informações e características a respeito de pessoas que fazem e/ou que podem fazer uso desta tecnologia assistiva. 3) Métodos: caracteriza como é o processo de implementação dos dispositivos de CAA de acordo com as potencialidades e necessidades apresentadas pelo usuário. De modo geral, ela diz respeito às formas de utilizar, desenvolver e procedimentos da CAA, envolvendo técnicas, instrumentos, definições, orientações sobre o tema. 4) Obstáculos: observa as dificuldades encontradas para o uso da CAA como ferramenta de inclusão. Os resultados sinalizam que a CAA é um recurso fundamental para a inclusão de pessoas com paralisia cerebral e qualquer outra dificuldade de comunicação e também que sua divulgação deve ser ampliada, visto que na área específica da Psicologia, segundo a literatura científica, ela é pouco utilizada.

Abstract

The present study aims to understand the uses of augmentative alternative communication in the work of children with cerebral palsy according to the scientific literature. This is a qualitative research, of the bibliographic type and which is based on the framework of Historical-Cultural Psychology. The research was carried out based on articles on the Google Scholar digital platform in January 2023. To carry out the research, the following descriptors were used: 1-alternative and augmentative communication + cerebral palsy + rehabilitation; 2-supplementary and augmentative communication + cerebral palsy + rehabilitation and 3-caa + cerebral palsy. A total of 100 texts were found that fit the general axis of the research and 27 texts were used in the elaboration of the research, as they addressed discussions that contemplated the objective of the research. Using the content analysis technique, four categories were elaborated: 1) Potentialities: through this category we can observe the objectives of using the AAC and it is also possible to find evidence of its effectiveness when well used. Thus, this category refers to the possibilities achieved or intended with the use of AAC, that is, results and perspectives. 2) Audiences: covers the groups or people for whom the CAA is intended, including information and characteristics about people who make and/or who can make use of this assistive technology. 3) Methods: characterizes the implementation process of AAC devices according to the potentialities and needs presented by the user. In general, it concerns the ways of using, developing and procedures of AAC, involving techniques, instruments, definitions, guidelines on the subject. 4) Obstacles: observes the difficulties encountered in using the AAC as an inclusion tool. The results indicate that the AAC is a fundamental resource for the inclusion of people with cerebral palsy and any other communication difficulty and also that its dissemination should be expanded, since in the specific area of Psychology, according to the scientific literature, it is little used.

Orientador(a)
Dr.ª Nóbrega, Danielle Oliveira da.
Banca Examinadora
Esp. Goes, Andressa Santos de.
Dr. Santos, Antonio César de Holanda.
Palavras-chave
Inclusão escolar.
Educação especial.
Paralisia cerebral.
Educação inclusiva.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
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