Abordagem da paleontologia através do lúdico no Ensino fundamental: uma revisão

Abordagem da paleontologia através do lúdico no Ensino fundamental: uma revisão

Autor(a)
Silva, Joyce Gomes da.
<joyce.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
13/10/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho visa levantar dados sobre práticas pedagógicas e metodológicas de ensino, voltadas para um melhor desenvolvimento dos estudantes durante a educação infantil na área paleontológica. Partindo do pressuposto de que a paleontologia e os jogos lúdicos ao serem unidos e inseridos na educação em sala de aula, trazem dinamicidade e inovação, auxiliando para o aprendizado, um levantamento de publicações, como base metodológica desta pesquisa, fundamentou-se na consulta bibliográfica utilizando como suporte trabalhos científico-acadêmicos, que abordassem a paleontologia através dos jogos lúdicos. Com os resultados obtidos, foi constatado que os jogos lúdicos possibilitam à criança aprender sem pressão ou medo, aprender brincando proporciona um maior conhecimento, e uma aprendizagem prazerosa. Além disso, o lúdico ajuda no desenvolvimento do cognitivo, do emocional, melhora o raciocínio, e as habilidades das crianças. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário que se faça um replanejamento dos currículos pedagógicos, incluindo o lúdico na formação do professor.

Abstract

This work aims to collect data on pedagogical and teaching methodological practices, aimed at better development of students during early childhood education in the paleontological area. Based on the assumption that paleontology and recreational games, when united and inserted into classroom education, bring dynamism and innovation, helping learning, a survey of publications, as the methodological basis of this research, was based on bibliographical consultation using scientific-academic work as support, which addressed paleontology through playful games. With the results obtained, it was found that playful games allow children to learn without pressure or fear, learning through play provides greater knowledge and enjoyable learning. Furthermore, play helps with cognitive and emotional development, improves reasoning and children's skills. However, for this to happen, it is necessary to redesign the pedagogical curricula, including play in teacher training.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Marcia Cristina da.
Banca Examinadora
Me. Santos, Adriano José dos.
Me. Magalhães, Cledson dos Santos.
Palavras-chave
Educação infantil.
Prática pedagógica.
Prática de ensino.
Paleontologia - Estudo e ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
162
Observações


Não foi possível exibir o PDF