O processo histórico de constituição do paradesporto escolar no Brasil: um recorte temporal a partir da primeira participação brasileira nas Paralimpíadas em 1972

O processo histórico de constituição do paradesporto escolar no Brasil: um recorte temporal a partir da primeira participação brasileira nas Paralimpíadas em 1972

Autor(a)
Silva, Vinícius Tenório Moraes da.
<vinicius.moraes@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
13/09/2023
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
25
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O esporte praticado por pessoas com deficiência no Brasil vem ganhando notoriedade. Contudo, é necessário investir no paradesporto escolar através de políticas públicas, preferencialmente, nas instituições de ensino; seja vinculado à aula de educação física ou a projetos de esporte e atividade física escolar. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento histórico das políticas de incentivo ao paradesporto escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo histórico/documental. Os dados de interesse da pesquisa foram coletados nos sites oficiais do governo federal, no Diário Oficial da União e através de indicativos da literatura científica da área, tendo como foco a extração de informações sobre as políticas públicas de incentivo ao paradesporto e ao paradesporto escolar entre os anos de 1972, ano da primeira participação do Brasil nas Paralimpíadas, até 2023. Os resultados demonstram que nos últimos 20 anos, o Brasil apresentou avanços relacionados a inclusão das pessoas com deficiência no âmbito esportivo, sobretudo, na criação de documentos que asseguram melhores e mais possibilidades de fomento ao paradesporto. Porém, tudo leva a crer que as políticas públicas ainda não conseguiram efetivar o acesso dos alunos com deficiência à prática esportiva nas instituições de ensino.

Abstract

The sport practiced by people with disabilities in Brazil has been gaining notoriety. However, it is necessary to invest in grassroots sport through public policies, preferably in educational institutions; is linked to the physical education class or to sports and school physical activity projects. The aim of this study out a historical survey of policies to encourage school parasport. This is qualitative historical/documentary research. The data of interest of the research were collected on the official websites of the federal government, in the Official Gazette and through indications of the scientific literature of the area, focusing on the extraction of information on public policies to encourage parasport and school parasport between the years 1972, the year of Brazil's first participation in the Paralympics, until 2023. In the last 20 years, Brazil has presented advances related to the inclusion of people with disabilities in the sports field, especially in the creation of documents that ensure better and more possibilities to promote parasport. However, public policies have not yet been able to make effective the access of students with disabilities to sports practice in educational institutions.

Orientador(a)
Dr. Carmo, Bruno Cleiton Macedo do.
Banca Examinadora
Dr. Giudicelli, Bruno Barbosa.
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Palavras-chave
Educação física.
Políticas públicas.
Paradesporto.
Atividade motora adaptada.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
177
Observações


Não foi possível exibir o PDF