Jogo Sinapses: uma estratégia didática para o ensino de anatomia humana na Educação básica
Jogo Sinapses: uma estratégia didática para o ensino de anatomia humana na Educação básica
<beehlira16@gmail.com>
A educação é um processo que tem como resultado a aprendizagem e esta, por sua vez, deve levar o indivíduo a uma formação crítica. Trata-se de um percurso bastante desafiador e difícil, onde a cada dia os profissionais da educação deparam-se com uma necessidade emergente de reinvenção, exigindo destes uma postura nova. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo de tabuleiro para a temática de Anatomia Humana na educação básica. A pesquisa tem caráter metodológico descritivo e de natureza qualitativa, realizada entre os meses de outubro (2022) e agosto (2023). Portanto o TCC seguiu os passos de 1) revisão de literatura, objetivando realizar um levantamento dos principais sistemas biológicos em que os alunos possuem dificuldade para compreender. 2) Após a análise e definição da linha temática que conduziram à elaboração de um jogo didático, juntamente a este dado, deu-se início ao processo de confecção do jogo de tabuleiro; Com base na análise das publicações foi possível obter dois gráficos, um contendo as principais dificuldades encontradas no ensino/aprendizado de anatomia e outro contendo os principais assuntos alvos de dificuldade de absorção do conteúdo. Buscando superar esse quadro, no jogo Sinapses, perguntas como as das cartas especiais foram priorizadas à integração do Sistema Nervoso com outros sistemas. O jogo Sinapses tem grande potencial no ensino de anatomia voltado para o sistema nervoso, a começar por seu designer que buscou inspirações em jogos já conhecidos por aqueles que terão contato com ele. Sendo assim, buscou-se em todo o percurso de construção das cartas, tanto no quesito de imagens como no que tange às perguntas apoiar-se em termos presentes nos livros didáticos e nos atlas de anatomia. Com isso, visou-se garantir que tanto os estudantes como os professores possam usufruir de um material de alta qualidade. Bem como termos e imagens coerentes com a realidade e a ciência a qual estão estudando/ensinando. Diante do exposto, na investigação ficou explícito que a falta de recursos didáticos e aulas práticas podem dificultar o ensino de anatomia e consequentemente o aprendizado dos alunos. Assim como os educadores se veem sem condições favoráveis para desenvolver as potencialidades existentes acerca do tema, os alunos também padecem em decorrência dessa situação. Contudo, o jogo sinapse é uma proposta que poderá contribuir com a superação de alguns desses desafios.
Education is a process that results in learning and this, in turn, must lead the individual to critical training. It is a very challenging and difficult path, where every day education professionals are faced with an emerging need for reinvention, demanding a new attitude from them. Therefore, the objective of this work was to develop a board game for the theme of Human Anatomy in basic education. The research has a descriptive methodological and qualitative nature, carried out between the months of October (2022) and August (2023). Therefore, the TCC followed the steps of 1) literature review, aiming to carry out a survey of the main biological systems that students have difficulty understanding. 2) After analyzing and defining the thematic line that led to the creation of a didactic game, together with this data, the process of making the board game began; Based on the analysis of the publications, it was possible to obtain two graphs, one containing the main difficulties encountered in teaching/learning anatomy and the other containing the main subjects that cause difficulty in absorbing the content. Seeking to overcome this situation, in the game Sinapses, questions such as those about special cards were prioritized over the integration of the Nervous System with other systems. The Sinapses game has great potential in teaching anatomy focused on the nervous system, starting with its designer who sought inspiration from games already known to those who will have contact with it. Therefore, throughout the construction of the cards, both in terms of images and questions, we sought to rely on terms present in textbooks and anatomy atlases. The aim was to ensure that both students and teachers can benefit from high-quality material. As well as terms and images coherent with the reality and science they are studying/teaching. In view of the above, the investigation made it clear that the lack of teaching resources and practical classes can hinder the teaching of anatomy and, consequently, student learning. Just as educators find themselves without favorable conditions to develop the existing potential on the topic, students also suffer as a result of this situation. However, the synapse game is a proposal that could help overcome some of these challenges.
Me. Silva, José Junio da.
Jogos didáticos .
Anatomia humana - Ensino.
Ensino de ciências - Jogos.
Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 21 set. 2024.
Acesso aberto em 01 out. 2024.