Formação de docentes de língua portuguesa dos anos finais do Ensino fundamental: uma abordagem sobre os aspectos multimodais presentes no gênero meme

Formação de docentes de língua portuguesa dos anos finais do Ensino fundamental: uma abordagem sobre os aspectos multimodais presentes no gênero meme

Autor(a)
Freitas, Clemilda Damião.
<clemilda.freitas@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
21/08/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
179
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de formação de professores para o uso de memes no ensino de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Fundamental 2. As mudanças diante de uma sociedade contemporânea imersa em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e consequentemente em práticas de letramentos digitais, possibilitam novas práticas escolares. O ensino pautado na transmissão de conteúdos e repetição de informações cada vez mais cede lugar a um ensino contextualizado, conectado com a cultura digital, podendo ampliar as possibilidades para o surgimento de outros gêneros multimodais. Dentre estes gêneros, os memes se destacam por sua presença no cotidiano dos estudantes através das redes sociais, por serem atrativos, interativos e da cultura digital contemporânea. Essa pesquisa se fundamenta nos estudos da Teoria da Semiótica Social Multimodal (TSSM), entrelaçada com a multimodalidade e com a gramática do Design Visual (GDV), (Kress; Van Leeuwen, 1996, 2006). A metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa está baseada no instrumental da abordagem de pesquisa colaborativa de Ibiapina (2008, 2016) através da qual pesquisadora e docentes do campo de pesquisa atuaram conjuntamente na construção dos dados, a partir de intervenções em sala de aula, sessões de estudo e sessões de avaliação e planejamento das intervenções. Como resultados constatamos, que os conhecimentos prévios dos docentes sobre multimodalidade e o uso de memes em sua prática de ensino foram ampliados a partir de nossos estudos teóricos e ressignificados quando colocados em prática. Verificamos também, que o conhecimento de conteúdo específico e o conhecimento pedagógico do conteúdo, propostos por Shulman (1986) prevaleceram nas práticas de ensino dos professores partícipes levando em consideração que o gênero multimodal meme pode ser inserido na prática de ensino para trabalhar conteúdos específicos de Língua Portuguesa.

Abstract

This research aims to analyze the teacher training process for the use of memes in teaching Portuguese in Elementary School 2 classes. The changes facing a contemporary society immersed in Information and Communication Technologies (ICT) and consequently in practices of digital literacies, enable new school practices. Teaching based on the transmission of content and repetition of information is increasingly giving way to contextualized teaching, connected with digital culture, which can expand the possibilities for the emergence of other multimodal genres. Among these genres, memes stand out for their presence in students' daily lives through social networks, as they are attractive, interactive and part of contemporary digital culture. This research is based on studies of the Theory of Multimodal Social Semiotics (TSSM), intertwined with multimodality and the grammar of Visual Design (GDV), (Kress; Van Leeuwen, 1996, 2006). The methodology for developing this qualitative research is based on the collaborative research approach of Ibiapina (2008, 2016) through which the researcher and teachers in the research field worked together to construct the data, based on interventions in the classroom, study sessions and evaluation and intervention planning sessions. As a result, we found that teachers' prior knowledge about multimodality and the use of memes in their teaching practice were expanded from our theoretical studies and redefined when put into practice. We also verified that specific content knowledge and pedagogical content knowledge, proposed by Shulman (1986), prevailed in the teaching practices of participating teachers, taking into account that the multimodal meme genre can be inserted into teaching practice to work on specific content. Portuguese language. 

Orientador(a)
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Nádson Araújo dos.
Dr. Francisco Júnior, Wilmo Ernesto.
Palavras-chave
Formação de professores .
Formação docente.
Multimodalidade.
Prática de ensino.
Memes (Gênero textual).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
90
Observações

Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 22 out. 2024.