Elaboração de protocolo de enfermagem para apoio ao atendimento de pessoas trans no âmbito da Atenção Primária à Saúde à luz da teoria de Leininger

Elaboração de protocolo de enfermagem para apoio ao atendimento de pessoas trans no âmbito da Atenção Primária à Saúde à luz da teoria de Leininger

Autor(a)
Cabral, Ivens Bruno Vieira.
<brunoiivens@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
15/10/2023
Curso/Outros
Enfermagem
Número de folhas
64
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Considerando que o termo “gênero” tem relação direta com a cultura na qual o indivíduo está inserido, que define o que é masculino e feminino, nota-se a dificuldade em separar este conceito do de “sexo biológico”, aparentando que as diferenças entre homens e mulheres são “naturais”, totalmente biológicas, quando, na verdade, boa parte delas é influenciada pelo convívio social. Além disso, a sociedade em que vivemos dissemina a crença de que órgãos genitais definem se uma pessoa é homem ou mulher. Por sua vez, identidades de gênero que diferem do padrão social heteronormativo, como é o caso das pessoas trans, causam estranhamento, que é responsável por situações de preconceito, que acabam por afastar essa população dos serviços de saúde. O presente estudo objetivou a construção de um protocolo assistencial de enfermagem voltado à população trans no cenário da Atenção Primária à Saúde sob a luz da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural, proposta por Madeleine Leininger. Trata-se de uma pesquisa teórica qualitativa que usou como referencial metodológico etapas da Pesquisa Convergente Assistencial e do Estudo Metodológico. O Referencial Teórico utilizado para a elaboração do material e para a discussão dos resultados foi a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger. Foi realizada busca de literatura na plataforma Periódicos CAPES a partir de três combinações de descritores: “Assistência de Enfermagem AND Pessoas Transgênero”; “Cuidados de Enfermagem AND Pessoas Transgênero”; “Atenção Primária à Saúde AND Pessoas Transgênero”. A partir da literatura consultada foi possível identificar que a população trans é sujeitada a uma assistência cuja maior preocupação são as questões biomédicas, o que gera experiências negativas. A falta de acesso, fragmentação do sistema, estigmatização ausência de acolhimento e até mesmo a linguagem técnica utilizada na consulta são responsáveis pelo afastamento dos serviços de saúde, refletido na baixa procura pelo atendimento. Dessa forma o enfermeiro deve ser responsável por auxiliar no processo de cuidado e cura sempre considerando os aspectos e valores socioculturais dos indivíduos. A construção do protocolo levou em consideração os conceitos de tomada de decisões propostos por Leininger e foi estruturado em 3 seções relacionadas ao processo de trabalho do enfermeiro: acolhimento, consulta de enfermagem e educação em saúde. O acolhimento diz respeito à interação respeitosa e livre de julgamentos entre profissional e usuário e perpassa toda a interação entre os dois, desde a chegada ao serviço, até a consulta de enfermagem, que deve seguir as etapas do processo de enfermagem. Na seção da Consulta de Enfermagem foram construídos Diagnósticos e Intervenções que englobassem as formas de decisões e ações segundo a teoria de Leininger, para auxiliar a melhora na qualidade da assistência. A última seção traz elementos que visam empoderar essa população para que participem ativamente do seu processo-saúde doença. Dessa forma, o uso da teoria fornece o arcabouço para uma reorientação da prática de Enfermagem, e espera-se que esta pesquisa venha a auxiliar na mudança da realidade de uma população historicamente discriminada, aproximando-a dos serviços de saúde.

Abstract

Considering that the term “gender” has a direct relationship with the culture in which the individual is inserted, which defines what is masculine and feminine, there is a difficulty in separating this concept from that of “biological sex”, making it appear that the differences between men and women are “natural”, totally biological, when, in fact, a large part of them is influenced by social life. Furthermore, the society we live in disseminates the belief that genitals define whether a person is a man or a woman. In turn, gender identities that differ from the heteronormative social standard, as is the case of trans people, cause estrangement, which is responsible for situations of prejudice, which end up keeping this population away from health services. The present study aimed to construct a nursing care protocol aimed at the trans population in the Primary Health Care scenario in the light of the Theory of Diversity and Universality of Cultural Care, proposed by Madeleine Leininger. This is a qualitative theoretical research that used stages of Convergent Care Research and Methodological Study as a methodological reference. The Theoretical Framework used to prepare the material and to discuss the results was Madeleine Leininger's Theory of Diversity and Universality of Cultural Care. A literature search was carried out on the Periódicos CAPES platform using three combinations of descriptors: “Nursing Care AND Transgender People”; “Nursing Care AND Transgender People”; “Primary Health Care AND Transgender People”. From the literature consulted, it was possible to identify that the trans population is subjected to assistance whose biggest concern is biomedical issues, which generates negative experiences. The lack of access, fragmentation of the system, stigmatization, lack of reception and even the technical language used in the consultation are responsible for the absence of health services, reflected in the low demand for care. Therefore, the nurse must be responsible for assisting in the care and healing process, always considering the sociocultural aspects and values of individuals. The construction of the protocol took into account the decision-making concepts proposed by Leininger and was structured into 3 sections related to the nurse's work process: reception, nursing consultation and health education. Welcoming concerns the respectful and judgment- free interaction between professional and user and permeates the entire interaction between the two, from arrival at the service, to the nursing consultation, which must follow the steps of the nursing process. In the Nursing Consultation section, Diagnoses and Interventions were constructed that encompassed the forms of decisions and actions according to Leininger's theory, to help improve the quality of care. The last section brings elements that aim to empower this population to actively participate in their health-disease process. In this way, the use of theory provides the framework for a reorientation of Nursing practice, and it is expected that this research will help change the reality of a historically discriminated population, bringing them closer to health services.

Orientador(a)
Ma. Ferreira, Cíntia Bastos.
Banca Examinadora
Ma. Bezerra, Amanda da Silva.
Dr.ª Almeida, Thayse Gomes de.
Palavras-chave
Cuidados de enfermagem.
Assistência à saúde.
Pessoas transgênero .
Enfermagem transcultural.
Teoria de enfermagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
399
Observações

Acesso restrito solicitado pelo autor. Provável liberação em 03 nov. 2024.

Acesso aberto em 11 nov. 2024.

Não foi possível exibir o PDF