Análise do nível de conhecimento em educação financeira dos estudantes de Ensino médio

Análise do nível de conhecimento em educação financeira dos estudantes de Ensino médio

Autor(a)
Brito, Fábia Emanuelly Leite de.
<emanuellybritto4@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
02/10/2023
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Educação Financeira é uma ferramenta valiosa para orientar as decisões financeiras, promovendo o uso consciente do dinheiro, prevenindo o endividamento e capacitando os indivíduos a poupar e investir para um futuro planejado. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar o nível de conhecimento financeiro dos estudantes do Ensino Médio e identificar as principais atitudes dos participantes em relação a assuntos relacionados à educação financeira. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, de caráter descritivo e exploratório sobre Educação Financeira. A pesquisa foi conduzida com 61 alunos matriculados no Ensino Médio de escolas situadas no agreste de Alagoas, sendo em uma escola pública é uma instituição da rede privada, escolhida de forma aleatória. O estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, cujas análises estatísticas foram realizadas no software Microsoft Excel versão 2010 e no BioStat 3.0. Dos estudantes que responderam a pesquisa, 81,96% (n=50) possuíam mais de 18 anos de idade e 52,45% (n=32) eram do sexo masculino. 95,08% (n=58), afirmaram que já ouviram falar sobre Educação Financeira, enquanto 4,91% (n=3), afirmaram não possui conhecimento sobre. Com cerca de 32,78% (n=20) dos estudantes relataram que investem seu dinheiro na compra de roupas e calçados. Desse modo, a partir da aplicação do questionário elaborado pela pesquisadora, foi possível observar que os alunos Ensino Médio que compuseram a amostra se sentem razoavelmente seguros em administrar seu próprio dinheiro, onde uma parcela significativa dos alunos já ouviu falar sobre Educação Financeira, sendo as aulas de matemática financeira o principal meio de conhecimento acerca da temática.

Abstract

Financial education acts as a long-term support mechanism, given its importance in adult life, with teaching in basic education being essential for the formation of conscious adults. In this sense, this study aims to investigate financial knowledge and attitudes from the perspective of high school students regarding their financial education. This is a quantitative, descriptive and exploratory study on financial education. The research was conducted with 61 students enrolled in high school from schools located in the countryside of Alagoas, whether in a public school or a private institution, chosen in a selective manner. The study was developed through the application of a semi-structured questionnaire, whose analyzes were carried out using Microsoft Excel version 2010 and BioStat 3.0. Of the students who responded to the survey, 81.96% (n=50) were over 18 years of age and 52.45% (n=32) were male. 95.08% (n=58) stated that they had already heard about financial education, while 4.91% (n=3) stated that they had no knowledge about it. Around 32.78% (n=20) of students stated that they invest their money in buying clothes and shoes. Thus, from the application of the questionnaire prepared by the researcher, it was possible to observe that the high school students who made up the sample feel reasonably secure with their own money, where a significant portion of students have already heard about financial education, with the Financial mathematics classes are the main means of gaining knowledge on the subject.

Orientador(a)
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Coorientador(a)
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Banca Examinadora
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr. Barros, José da Silva.
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Palavras-chave
Finanças pessoais.
Matemática financeira.
Ensino médio.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
264
Observações


Não foi possível exibir o PDF