A perspectiva da educação inclusiva em aulas de ciências biológicas no Nordeste do Brasil.
A perspectiva da educação inclusiva em aulas de ciências biológicas no Nordeste do Brasil.
<mailane.lima@arapiraca.ufal.br>
A inclusão de discentes com deficiências em sala de aulas regulares é um fato cada vez mais
frequente no Brasil e para isso cabe a busca por um novo olhar sobre o tema que hoje faz parte
do cotidiano escolar. Essa inclusão escolar representa uma medida que objetiva principalmente
a construção de um novo modelo de sociedade, onde todos, independentemente de suas
diferenças deverão ser respeitados e também deverão ser aceitos. Esse processo nem sempre
ocorre como deveria. Devido a isso surgiu a necessidade de elaborar essa pesquisa, de natureza
qualitativa, que tem como objetivo analisar como o ensino inclusivo é abordado nas aulas de
Ciências e Biologia das escolas do Nordeste do Brasil. Isso se deu através da realização de uma
revisão bibliográfica como metodologia. O recorte temporal utilizado foi de 2010 a 2022 e neste
intervalo foram localizados apenas 4 (quatro) estudos; isso nos encaminhou para a primeira
verificação desta pesquisa foi a insuficiência de estudos relacionado a temática, alertando para
a necessidade de elaboração de mais trabalhos. Com isso identificou-se o papel crucial dos
professores de Ciências e Biologia no processo de inclusão em sala de aula dos alunos com
deficiência. Ainda que muito se fale sobre o tema, poucas são as tomadas de decisão
governamentais para propor soluções para os problemas enfrentados pelos alunos e também
dos professores inseridos nesse contexto. Os problemas para a efetivação da inclusão são
muitos, justamente por isso, a elaboração e procura por soluções é de fundamental importância
para que a inclusão finalmente ocorra nas salas de aulas de todas as escolas do Nordeste do
Brasil, não só nas disciplinas de Ciências e Biologia, que foram o enfoque dessa pesquisa, mas
também em todas as outras, para que assim, todos os alunos tenham um ensino de qualidade e
um processo de aprendizagem eficiente, independente de sexo, credo, cor, deficiência ou não.
The inclusion of students with disabilities in regular classrooms is an increasingly frequent fact in Brazil and for this reason it is necessary to search for a new look at the theme that is now part of the school routine. This school inclusion represents a measure that mainly aims at building a new model of society, where everyone, regardless of their differences, should be respected and also accepted. This process does not always go as it should. Due to this, the need arose to elaborate this research, of a qualitative nature, which aims to analyze how inclusive education is approached in Science and Biology classes at schools in Northeast Brazil. This was done by carrying out a bibliographical review as a methodology. The time frame used was from 2010 to 2022 and in this interval only 4 (four) studies were located; this led us to the first verification of this research was the lack of studies related to the theme, alerting to the need to elaborate more works. With this, the crucial role of science and biology teachers in the process of inclusion of students with disabilities in the classroom was identified. Although much is said about the subject, there are few government decision-making to propose solutions to the problems faced by students and also teachers inserted in this context. There are many problems for the realization of inclusion, precisely for this reason, the elaboration and search for solutions is of fundamental importance so that inclusion finally takes place in the classrooms of all schools in northeastern Brazil, not only in the subjects of science and biology, which were the focus of this research, but also in all others, so that all students have quality education and an efficient learning process, regardless of gender, creed, color, disability or not.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Educação inclusiva.
Ensino de ciências.
Nordeste – Brasil.